Estêncil - Estampe camisetas com estêncil e tinta




O que é um estêncil?
Um estêncil (ou stencil) é, basicamente, uma lâmina com uma perfuração que forma uma imagem, que quando colocada sobre uma superfície e aplicado tinta, imprime a imagem da lâmina na superfície.
A técnica do uso do stencil possui várias possibilidades, praticamente qualquer superfície plana pode ser impressa com essa técnica.

O stencil pode ser feito com papel, plástico, metal, vinil, madeira, etc, desde que seja uma chapa maleável, resistente à aplicação da tinta e fácil de cortar. A lâmina pode ser cortada manualmente com um estilete, bisturi, etc ou maquinalmente.

Estêncil com tinta
Com certeza a forma mais fácil, rápida e barata de estampar camisetas. Pode ser realizada por qualquer pessoa, mesmo sem experiência alguma em métodos de impressão. A única dificuldade pode ser cortar as peças para o estêncil ou errar na quantidade de tinta, mas com um pouco de prática e algumas experiências prévias em algum pedaço de tecido essas dificuldades são superadas.

Material necessário
  • Rodo de espuma ou uma esponja macia – para aplicar a tinta na camiseta.
  • Tintas para tecido.
  • Estilete ou bisturi – para cortar as lâminas de estêncil.
  • Pincéis pequenos – de diferentes tamanhos para retoques.
  • Papel de transparência – onde você vai recortar o seu estêncil.
  • Fita crepe.
A imagem ideal para estêncil
Evite desenhos que sejam muito detalhados, lembre-se que a imagem será transferida para a camiseta em um molde vazado. É preciso prestar bastante atenção na imagem para evitar ilhas. Elas são áreas que ficam isoladas e acabam sendo cortadas para fora da imagem se não forem tomados os devidos cuidados, muitas vezes estragando o resultado final.

Mas e se o seu desenho tiver um círculo? A maneira de contornar esse problema é construindo pontes. Pontes são espaços que não são cortados para fazer a ligação de um ponto isolado na imagem.

Para entender melhor o conceito de ilha e ponte, observe as imagens abaixo:







A melhor forma de produzir o seu estêncil é usando o computador, não esquecendo de introduzir as pontes nos locais onde haverá ilhas. A ilha depois poderá ser preenchida com tinta e o uso de um pincel, não se preocupe com ela.

Existem também milhares de modelos de estêncil prontos na internet para você usar. Procure no tio Google, no Flickr e outros sites de compartilhamento de imagens.

Depois de pronta a imagem no computador, você deve imprimi-la direto na folha de transparência. Se a sua impressora não imprime em transparência, será necessário que você passe o desenho para a transparência. Isso você pode fazer com uma caneta apropriada posicionando o desenho sob a transparência e desenhando sobre ela. Se você for bom de desenho, pode até mesmo dispensar o computador e desenhar diretamente sobre a transparência.

Como recortar o seu estêncil
Posicione a transparência sobre uma superfície sólida, de preferência mármore ou vidro, pois o estilete vai deslizar mais fácil. Algumas pessoas gostam de cortar sobre revistas velhas ou uma prancheta de madeira. Descubra com qual material você se dá melhor fazendo algumas experiências.

Prenda a transparência firmemente sobre a sua superfície preferida para que não possa se mover por acidente enquanto você estiver recortando. Para isso você deve utilizar fita crepe de tamanho grande. Agora, com cuidado e muita paciência, recorte a sua peça, não esquecendo das suas pontes, caso necessárias, como na figura abaixo:



Um corte bem feito é o segredo para o sucesso do seu estêncil, pratique bastante o recorte antes de produzir uma estampa pronta para impressão.

Estampando
Antes de tudo, coloque na parte interna da camiseta uma placa de madeira, de tamanho maior que o seu estêncil, para evitar que a tinta escorra ou manche o outro lado. Deixe a parte da camiseta que será estampada bem esticada para evitar que se formem vincos. Use a fita crepe.

Prepare o local da aplicação. Passe um pouco de cola bastão, daquelas solúveis em água na parte traseira do estêncil e posicione-o sobre a camiseta no local onde deseja estampar. Prenda com fita crepe e coloque alguns pedaços de papel ou papelão ao redor do estêncil para eventuais borrões com o braço.



Passe a tinta nos espaços vazados do estêncil de dentro para fora cuidando para que a tinta não escorra por baixo dele. Passe umas duas mãos de tinta com a esponja ou o rodinho. Retire o estêncil com muito cuidado. Aguarde por volta de 72 horas para que a tinta seque bem.






Para uma melhor finalização, antes que a camiseta seja lavada, passe-a com um ferro quente colocando um pano sobre a estampa. Isso vai ajudar a fixar melhor a tinta.

Pronto, sua camiseta está pronta para ser usada!




Compartilhar

3 comentários:

  1. Adorei esse tutorial. ;) Vou seguí-lo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o seu blog! Ótimas dicas foram apresentadas em vários artigos que eu li. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju! Espero que as dicas estejam te ajudando bastante ;)

      Excluir

Deixe o seu comentário...