Separação de cores no Photoshop





Copie a imagem acima que vamos usar neste exemplo para o seu computador. Abra a sua imagem no Photoshop e selecione a ferramenta magic wand tool (varinha mágica) na caixa de ferramentas. Use-a para selecionar uma cor na imagem e veja que ela vai selecionar toda área com aquela cor onde você clicou. Se você precisa selecionar mais de uma área pressione a tecla shift enquanto clica na iamgem. Você verà que a iamgem ficará selecionada. Se errar na seleção clicando numa área errada pressione o famoso Ctrl+Z.



Vamos selecionar primeiro a cor vermelha aqui no exemplo. Depois de selecionar toda a área clicamos com o botão direito do mouse sobre ela e selecionamos a opção Layer via Copy. Isto vai criar uma nova Layer (camada) somente com a cor vermelha que selecionamos.



Cheque agora o painel de layers (camadas) e você verá que agora tem duas layers. Clique no ícone do olho próximo à Layer 1 para esconder a layer. Agora você verá somente a layer vermelha que selecionou antes. Mude o nome dessa camada para Vermelho (ou red como na imagem) clicando sobre o nome e modificando o texto.





Se tudo estiver certo, clique novamente sobre o ícone do olho e a Layer 1 vai aparecer novamente. Siga os passos anteriores que você utilizou para selecionar a cor vermelha para selecionar as outras cores da sua imagem. Toda vez que for selecionar uma cor, certifique-se de a Layer 1 está selecionada em azul no painel de layers antes de copiar para uma nova camada.



A camada azul é um pouco mais complicada do que as outras. É preciso que você não se esqueça das partes em azul dentro das letras de STONY BROOK. O melhor é você dar um zoom na imagem para garantir que não vai perder nenhum dos detalhes. Se você utilizar a varinha mágica para selecionar as letras em TM vai perceber que não dará certo. Nâo selecione o TM. Crie uma nova camada e use a ferramenta de texto para escrever novamente o TM. Use a fonte Arial e escreva utilizando o mesmo tamanho da fonte na imagem em preto. Lembre-se de posicionar o novo TM exatamente no mesmo local que o antigo na camada que você criou para a cor azul.

Para juntar a camada do TM à camada da cor azul, selecione as duas no painel de camadas e clique com o botão direito do mouse, selecionando a opção Merge Visible. Agora essas duas camadas estarão juntas em uma só.



Agora crie as marcas de registro para alinhar as camadas de cores quando for serigrafar. Use uma fonte como a Arial que é mais fina e escreva o símbolo + em 3 cantos da imagem. As marcas de registro devem ficar afastadas da imagem que você vai serigrafar para não interferirem na impressão, mas ainda próximas à imagem. Com a prática você descobre onde prefere colocar as suas marcas de registro.




Agora selecione a camada azul. Vá ao menu no topo da tela e siga o caminho to Image - Adjustments - Levels. A janela Levels vai aparecer. Selecione a seta que fica sob Output Levels e coloque-a totalmente à esquerda. Isso vai transformar a cor azul da camada em preto.





Faça isso com todas as suas outras camadas de cor. Agora você está pronto para transferir os fotolitos para a sua tela.Se você fez tudo corretamente, as suas camadas estarão como na imagem abaixo:




Dica final:
Neste exemplo será uma boa ideia usar a imagem toda do logo para imprimir a área azul escura. Imprimindo primeiro essa camada vai impedir que sua estampa fique transparente dependendo da tinta que está utilizando. Nesse caso, a camada azul escura da imagem acima será diferente.



3 comentários:

  1. Pôxa, a tempos procurava uma matéria assim!!! Valeu

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma ilustração que quero botar em boa parte da camiseta, quase toda na frente dela, a imagem tem que ser grande para tela, essa imagem não é tão grande, tem algum problema eu aumentar imagem ? vai ter algum problema na hora que passar para a tela ?

    ResponderExcluir
  3. muito bom isso estou divulgando ;-)

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário...