Serigrafia: Como montar uma tela




Para aprender à montar uma tela de serigrafia, assista ao vídeo e depois veja o passo-a-passo logo à seguir.




Material

Moldura no tamanho necessário (de acordo com o trabalho a ser executado). Nylon, corda, martelo, dobradiça para molduras.

Como fazer?

Cortar o nylon um pouco maior que a parte externa da moldura.


Lavar o nylon com sabão de coco,depois de bem enxaguado, fixa-lo sobre a moldura, ainda molhado, prendendo-o com corda, tachinhas, ou grampeador, fazendo com que fique sempre bem esticado.

1 - O grampeador do tapeceiro é um pouco diferente do comum, àquele utilizado para papel. Ele possui um gancho com molas para prender os grampos em seu interior. Este gancho deve ser retirado para que coloquemos os grampos no trilho, onde o gancho é preso sendo fechado novamente, encaixando-o no trilho e empurrando para dentro com firmeza.

2 - Primeiro fazemos uma dobra no tecido, em um dos lados do quadro e aplicamos um grampo no 1º canto. Observe a maneira como o grampeador deverá ser segurado no vídeo. Ele tem um gatilho tensionado por uma mola. Este gatilho aciona o grampeador, devendo ser puxado de uma só vez, com firmeza.

3 - Prendemos o 2º canto do quadro, do mesmo modo mostrado no exemplo anterior. Após isso, grampeamos dois dos lados da tela, sempre colocando os grampos inclinados em relação ao tecido, nunca retos.

4 - Para o 3º canto procedemos como anteriormente explicado; puxamos o tecido na diagonal e colocamos grampos para prendê-lo.

5- Começaremos a tensionar o tecido, usando um pedaço de madeira para mantê-lo esticado, ou puxando-o com a mão. Proceda como já explicado, para prender os lados da tela que faltam.

6 - Depois de pronto, retire a sobra do tecido.


Observações:

Antes de esticar o tecido no quadro de madeira, lave-o com sabão ou detergente neutro diluído em água. Como o tecido é de material plástico, secará rapidamente. Esta lavagem tem como finalidade remover a poeira que possa ter acumulado e desengordurar o tecido.

Para esticar o tecido de nylon com maior facilidade e ele ficar bem tensionado, ou seja, não enrugar nem afrouxar depois de preso (o que prejudicaria o trabalho e uso da tela gravada) deve-se usar o nylon levemente úmido. Entretanto, é possível esticar o nylon seco com bons resultados.

O poliéster sempre deve ser esticado seco.

O nylon é mais macio e elástico que o poliéster, precisando, portanto, ser esticado com maior força sobre o quadro para não afrouxar durante o uso.

Quadros de madeira podem ter o seu tecido trocado quando a trama estiver muito usada, entupida ou rasgada, reaproveitando-se assim a madeira.

Ao puxar o tecido sobre o quadro de madeira, use força igual em todos os lados, para não esticar um lado mais que o outro.

Depois de montar a tela, cole fita crepe em volta da moldura, sobre o tecido pregado e envernize a madeira com laca ou verniz. Isto garantirá maior aderência do tecido. A laca ou verniz impermeabilizam a madeira do quadro, aumentando a resistência à água e aos solventes, contribuindo assim para que sua durabilidade seja maior.




Compartilhar

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Putz, Tiraram do ar o vídeo! Obrigada por me avisar, vou ver se consigo upar um novo vídeo.

      Excluir
    2. Parceiro conseguiu reupar o vídeo?

      Excluir

Deixe o seu comentário...