Serigrafia - Tintas especiais





Mix
Tinta mais comum para silk screen. É uma tinta para tecido, um pouco mais diluída que a tinta de tecido comprada em papelarias. Possui toque levemente áspero.

Toque zero
Tinta para tecido a base de água. Seu efeito é de uma estampa com aspecto mais claro, lavadinho. A grande quantidade de água na composição dessa tinta proporciona um toque imperceptível na estampa.

Perolada
É uma tinta para tecido com uma mistura de pasta de brilho. Essa tinta já vem preparada para a estamparia, e sua aplicação deixa a estampa com um aspecto brilhoso, semelhante ao brilho leve de uma pérola.

Foil
É uma fina folha metálica importada que é aplicada do tecido através de uma cola. A cola é aplicada como qualquer cor no processo de Silk-Screen através da tela de nylon. Após aplicada a cola, a folha de foil é colada na peça, que é levada para uma prensa térmica, e retiradas as sobras (que nao foram aplicadas pela cola. O foil é utilizado para obter brilhos incríveis como prateados e dourados.


Plastisol
é um a tinta reagente ao calor, onde seu brilho é semelhante ao do plástico, e aplicando calor a tinta é possível obter volumes na estampa. É o famoso emborrachado.


Flocagem
É uma processo de aplicação parecido com o do foil, onde é aplicada uma cola localizada no tecido através da tela, e a peça vai para uma máquina especial onde são aplicadas pequenas fibras sobre a cola, resultando num efeito de estampa que parece um veludinho colado.


Refletivo
Tinta prensada especial que tem poder refletivo de luz. É como aplicar uma fita refletiva 3M na peça.

No site da Gênesis, empresa especializada em tintas para serigrafia, você encontra o passo a passo sobre como utilizar as tintas especiais.





Compartilhar

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário...