Criando imagens para divulgação das suas estampas



Com o tutorial que apresento abaixo, você aprenderá como criar imagens com as suas estampas usando modelos em branco que você encontra para abaixar na internet. Claro que se você tiver tempo e dinheiro poderá criar as suas próprias imagens, mas nesse caso, não seria mais fácil fotografar as camisetas já prontas?

Essa é uma alternativa para quem tem pouco dinheiro para investir em fotografia e divulgação. Pode ser trabalhoso no início até pegar a técnica, mas depois você poderá criar vários templates prontos em .psd onde basta somente importar a imagem da sua estampa, posicionar, redimensionar e salvar a imagem.

01 - Use a sua estampa
Importe o seu modelo (imagem de uma camiseta ou de uma pessoa com camiseta) e a sua estampa que deve estar com o fundo transparente. Importe a sua estampa dentro da imagem de modelo em uma nova camada. Com a camada da da estampa  selecionada, dê Ctrl + T para redimensionar e posicionar a sua estampa sobre o seu modelo.


02 - Navegue nos canais
Esconda a camada da estampa e selecione a do modelo. Na paleta Channels, escolha o canal (por exemplo, azul) com o maior contraste tonal (de branco para preto). Segure Ctrl e clique no canal azul. Pressione Duplicate Channel, selecione New no menu Destination e salve como Displacement Map.


03 - Queima total
Selecione Burn na paleta Tools e ajuste-a para Burn Shadows com Exposure a cerca de 30%. Usando um pincel grande de ponta suave, pinte sobre as sombras da camiseta no lugar em que deseja aplicar o desenho. Assim aproveita-se o máximo do Displacement Map.


04 -  Clareamento
A seguir, selecione Dodge na paleta Tools e ajuste-o para Highlights com Exposure de 30%. Com um grande pincel suave, pinte sobre as áreas mais claras das dobras da camiseta. Isso aumentará o contraste em áreas específicas, o que é essencial, já que o mapa de deslocamento funciona com variações tonais. Pode ser necessário reaplicar o Burn a algumas das sombras.


05 -  Desfoque as linhas
Vá ao menu Filter > Blur > Gaussian Blur para aplicar um desfoque leve (por volta de 0,5-2 pixels) para suavizar a textura. Assim evitam-se cantos irregulares. Depois, salve como arquivo .psd. Se o contraste tonal do mapa for demasiado rústico, a imagem será distorcida em excesso.


06 -  Todos juntos agora
Clique novamente no canal RGB para selecionar todos os canais e selecione a paleta Layers. Depois, selecione e revele a camada do seu desenho. Já estamos prontos para rodar o filtro Displacement.


07 - Causa e efeito
Tendo selecionado a camada do desenho, vá a Filter > Distort > Displace. Use as configurações padrão para Scale, Stretch to Fit e Repeat Edge Pixels. O programa vai pedir que você selecione o arquivo do seu Displacement Map. Pusemos a camada do desenho original sobre o deslocado com transparência para você poder perceber como o mapa afetou a imagem.


08 - Adicione sombras
Para dar mais realismo, podemos selecionar a ferramenta Burn com um pincel pequeno e suave e, com ele ajustado para Highlights e exposição em torno de 11%, simplesmente passá-lo sobre a camada do desenho nos lugares em que puder ver as sombras da camiseta por baixo.


09 - Dobras especiais
Outro bom modo de aplicar um desenho em seu modelo, especificamente se ele estiver meio de lado, é usar a ferramenta Warp. Vá a Edit >; Transform >Warp e, prestando atenção na perspectiva, comece a puxar os pontos da grade. Porém, essa técnica não permite que o desenho siga as dobras da camiseta.


10 - Linhas de grade
Puxe os pontos nos quais as linhas da grade se cruzam para criar perspectiva. Nos locais em que o modelo se afasta mais da câmera, as linhas da grade devem estar mais juntas. Puxe as alças em cada canto para seguir os contornos do corpo. Os dados dos pixels serão suavizados quando esticados, por isso vá a Filter > Sharpen >Smart Sharpen e aplique-o a 50-100% com raio de 0,9 pixels.




Compartilhar

E-mail: designdecamisetas@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário...