Como escolher uma mesa digitalizadora




Que tal desenhar no computador com lápis, pincel ou caneta?
Um tablet (do inglês) ou uma mesa digitalizadora é um equipamento formado pelo conjunto de uma caneta eletrônica e uma pequena prancheta sensível a essa caneta. Esse produto permite digitalizar imagens e, por isso, é muito utilizado por artistas, desenhistas, projetistas e fotógrafos. Com esse equipamento, os profissionais podem desenhar, pintar e retocar com o computador como se estivessem usando um lápis ou pincel.

Como no papel
Alguns tablets podem detectar a pressão feita pela caneta, como a que fazemos quando escrevemos ou desenhamos, para que ele fique mais forte ou mais fino. Com a ajuda de um software como o Photoshop ou Illustrator, o resultado dessa ação é transferido para a imagem que está sendo construída. Assim é possível criar digitalmente um desenho feito no papel ou uma pintura em tela. Em geral, as pinturas e os desenhos criados dessa forma possuem aspectos mais naturais.

Tamanho não é documento
Na hora de escolher um tablet, você deve observar o tamanho da área de trabalho da mesa digitalizadora. Os modelos variam de 4 x 3 polegadas até 12 x 18 polegadas de área de trabalho. Você deve levar em conta que tipo de trabalho irá fazer e o espaço que terá para a instalação do aparelho. É importante lembrar que o tamanho do aparelho não é o mesmo que a área de trabalho. Observe bem, pois alguns fabricantes produzem mesas grandes, mas com áreas de trabalho reduzidas.

Resolução e níveis de pressão
Dois outros pontos são fundamentais e definem a faixa de preço do tablet: a resolução e a quantidade de níveis de pressão. A resolução indica a quantidade de pontos que a mesa digitalizadora registra dentro da área de trabalho. No caso da digitalização, quanto mais, melhor.

Como nos scanners, observe a resolução óptica, e não a interpolada, que é feita por software e não é real, pois cria pontos virtuais na imagem. As resoluções ficam geralmente entre 1.000 e 5.000 LPI (Lines Per Inches, ou Linhas por Polegadas).

Os níveis de pressão dão a medida da sensibilidade do equipamento para registrar as nuances de força com que se usa a caneta. Modelos mais caros possuem até 1.024 níveis e os mais acessíveis têm até 512 níveis.

Verifique também os softwares que são compatíveis com o tablet que você pretende adquirir. Normalmente os produtos trazem essas informações nas caixas, mas é sempre bom consultar o site do fabricante e conferir os dados nas especificações do software com o qual você trabalha.

Qual a melhor?
Sem dúvida alguma os modelos da Wacon! Tem o melhor custo-benefício e são excelentes. Digo isso depois de muito pesquisar por aí sobre tablets quando decidi comprar a minha. Eu adoro a minha Wacon Bamboo Fun Pen and Touch. Mas mesmo os modelos mais baratos são muito bons.

Eu recomendo se você for iniciante e não tiver muita experiência com tablets, que compre o modelo mais simples da linha Bamboo. Com o tempo vá comprando outro modelo melhor, à medida que começar à ganhar dinheiro com os seus trabalhos. E caso ache realmente necessário trocar.

Abaixo segue uma tabela dos modelos da linha Bamboo da Wacon







Compartilhar

E-mail: designdecamisetas@gmail.com

2 comentários:

  1. Curiosidade: essa mesa digitalizador que você indicou serve para realizar apontamentos de estudo? ou somente para desenho? Queria algo que facilitasse meus estudos, porém aprendo mais escrevendo que digitando, então pensei em comprar uma mesa digitalizadora em vez de vários cadernos. Também gostaria de saber se é fácil apagar e como funciona essa função. E se há diferença entre os modelos na facilidade de editar ou se quanto a isso todas são semelhantes. agradeço desde já a informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela pode ser usada para escrever ou desenhar, é como se fosse um mouse mas você usa a caneta para mover o cursor do computador. Acho que para seus estudos seria mais indicado um tablet note que pode ser carregado para qualquer lugar. A mesa digitalizadora só pode ser usada no computador.

      Excluir

Deixe o seu comentário...