Técnicas de impressão em camisetas



SERIGRAFIA (SILK SCREEN)
É um processo de impressão por fotolitos e telas. Ainda é o único processo de impressão em camisetas que utiliza tinta para tecido. Por isso é o único que tem plena resistência a lavagem, sendo indestrutível.

Pode-se obter um resultado de alto brilho, e textura de diversos tipos, aplicando pastas a base de plastisol. Existem tintas capazes de criar diversas texturas e efeitos, desde "toque zero, relevo... até aromas". O custo de impressão de pequenas quantidades por este processo é bastante alto. É um trabalho de arte e por isso obtém resultados extraordinários.

Pode ser aplicado em qualquer tipo de substrato, têxtil ou não.


SUBLIMAÇÃO TOTAL
É impressa uma folha por processo de off-set, ploter ou impressora fotográfica, que depois é transferida por
evaporação para a camiseta. Só pode ser impresso em tecidos 100% poliéster de cor branca.


POWER FILM
É um tipo de vinil recortado em plotter. É transferido para a camiseta por prensa térmica. Tem resistência a lavagem bastante razoável. Existem varias opções de cores e até de cromados e aço escovado, que são efeitos que outros processos não alcançam. Só serve para aplicação de logos e frases em apenas uma cor na camiseta. Pode ser aplicado em algodão ou sintético.


CROMIA
É uma especialidade da serigrafia. Usada para impressão de imagens com resolução fotográfica, quando se deseja a durabilidade da serigrafia, unida a resolução fotográfica do transfer.

É um processo que precisa de alto conhecimento técnico e tem custos muito elevados para produções pequenas. Pode ser aplicado em camisetas de algodão ou sintético.


TRANSFER DIGITAL
Este é o processo de impressão oferecido por 99% dos sites da internet. Este é o metódo de impressão mais barato que existe, e também o pior em beleza e resistência a lavagem. É ideal para pequenas tiragens e camisetas que serão rapidamente descartadas (imagens fotográficas / com degrade / sem separação clara entre as cores / imagens com sombras)

Nem sempre a estampa fica exatamente da cor do arquivo enviado (podem ocorrer alterações de "tom") Podem ocorrer alterações de resolução na imagem, já que a estampa é cópia (copia sempre é inferior ao original) A estampa é opaca (plástico quadrado colado na camiseta) É impressa uma folha em impressora de computador ou xerox, que depois é aplicada por prensa térmica na camiseta.

É boa opção para baixas demandas e reprodução de imagens fotográficas. Camisetas pretas, ficará impresso quadrado "branco ou preto", se o desenho não for uma figura geométrica de fácil recorte (caso de letras) Não existe transfer "pior / melhor / com outro nome / ou vindo da lua"... Transfer é tudo igual, todos tem os mesmos problemas de qualidade, aparência e resistência. Pode ser aplicado em camisetas de algodão.


TRANSFER LITOGRÁFICO
É um processo de impressão por meio de off-set.  As tintas da impressão não são ideais para tecido, mas tem resistência a lavagem razoável. É indicado para produção de camisetas promocionais em grande quantidade, quando se espera um resultado razoável, definição de detalhes, e não se tem uma grande preocupação com a beleza da impressão.

Pode ser aplicado em camisetas de algodão ou sintético.


TRANSFER SERIGRÁFICO
É um transfer produzido por serigrafia. Tem as mesmas propriedades de qualidade e beleza da serigrafia convencional. Se utiliza este tipo de processo, quando se tem necessidade de ter as estampas já impressas e estocadas, mas não se pretende na hora, por motivos de estoque ou transporte, te-las impressa na camiseta,

Pode-se fazer as estampas e posteriormente, por meio de prensa térmica, aplicar na camiseta. É um processo caro e necessita alta demanda de cada modelo para se tornar viável. Não é possível se produzir este tipo de estampa em quantidades pequenas devido ao custo de fotolitos e telas.

Quem trabalha com este tipo de transfer, necessariamente trabalha com impressão serigráfica direta no
tecido também. Portanto, não se utiliza este tipo de técnica para imprimir camisetas por encomenda.

Esta técnica é utilizada quando o cliente pretende comprar apenas a estampa, para posterior transferência na peça. Não há lógica em se produzir a estampa por este processo, e entregar ao cliente já transferida para o tecido.


FOIL
É um tipo de papel refletivo que tem características de brilho intenso e metálico. É aplicada uma cola especial na camiseta, e depois através de prensa térmica, transferido para o tecido a propriedade metálica do papel.

O foil tem resistência a lavagem relativa e oxida rapidamente quando em contato com o suor e calor do corpo humano.


TRANSFER SOLVENTE
A estampa é produzida através de uma plotter de impressão de alta definição e recorte preciso. Esta estampa é transferida para o tecido por termo-transferência. A grande diferença deste tipo de transfer é que ao contrario do transfer digital, não sobram bordas e nem fundo na estampa.

Como todo transfer, sua resistência é condicionada ao capricho com que a peça é lavada. Comparativamente a outros tipos de transfer é um produto bastante superior. Comparando a resistência e qualidade que a estamparia têxtil profissional por serigrafia pode chegar, este produto deixa muito a desejar.

As tintas usadas são próprias para impressão em vinil (do que são feitos estes transfers), mas não são próprias para lavagem em maquina de lavar roupas.


SUBLIMAÇÃO LOCALIZADA
Só é possível imprimir em tecido sintético (100% poliester) de cor branca. É produzida por meio de uma impressora com tinta sublimatica um transfer. Pelo processo de termotransferencia esta é passada ao tecido.

Tem excelente  resistência a qualquer tipo de lavagem.

Não existe sublimação localizada em tecido colorido.


52 comentários:

  1. ola brother meus parabéms por ter postado as definiçoes de cada técnica em serigráfia é de grande validade essas informaçoes, principalmente para quem está começando um negocio nessa area...

    ResponderExcluir
  2. olá, estou querendo começar um negócio com transfer e essas definições foram muito úteis principalmente por que são bastante explicativas, obrigado

    ResponderExcluir
  3. olá, que tipo de impressora e tinta é usado na tecnica de transfer digital, o tipo de papel usado, qual o melhor?

    ResponderExcluir
  4. qual a melhor forma de imprimir uma foto na camiseta?

    ResponderExcluir
  5. ola tenho muita curiosidade de saber se os desenhos da marca ed hard sao policromia ou sublimaçao o que vc acha?

    ResponderExcluir
  6. pode me respander to muito a fim de sabe, se vc souber vlw

    ResponderExcluir
  7. existe algum processo onde eu imprima uma figura refletida em um transfer(com tinta pigmentada) e passe para a camiseta(algodão) em uma prensa termica? mesmo que seja necessario plotter?

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber como imprimir com alta qualidade uma imagem de praia ou natureza ? estampas do estilo das camisetas kylha, blessing kayland entre outras.

    ResponderExcluir
  9. Para quem tá começando o seu próprio negocio, qual é o melhor jeito para se aplicar uma figura na camiseta com um grau de satisfação acima 70%, com um custo baixo? Qual o material deve ser usado para estampas florecentes e a prova de água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serigrafia é o melhor método, principalmente para grandes produções. Com a serigrafia você tem mais opções de tintas com cores e efeitos diferentes.

      Excluir
  10. que tinta que e usada para trasfer para camisetas?^a mesma tinta da enpresorra a laser da? a de xerox

    ResponderExcluir
  11. Olá! Primeiro gostaria de falar que esse é um dos melhores posts que já li sobre o assunto.
    Você sabe como essa camiseta é feita?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224770361-camisa-assassins-creed-brotherhood-_JM

    Qual a maneira de maior qualidade para se fazer desenhos nas camisas, gostaria de procurar um fornecedor desse serviço, mas quero um que use a técnica de maior qualidade, mesmo sendo mais caro.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor forma de se conseguir impressões de boa qualidade e duração é com a serigrafia (silk screen como alguns chamam). Além disso existe uma quantidade infinita de tintas especiais e técnicas que garantem ótimos resultados na impressão de estampas. Se você procura qualidade esse é o melhor método.

      Excluir
  12. Bom dia amigo ,
    preciso de sua ajuda urgente , e ficaria muito grato se a recebe-se,
    bom quero abrir um site para verder camisetas, so que não queria imprimir em poliester, queria vender camisetas estampadas em algodão, qual o melhor processo para se utilizar, quais equipamentos devo comprar ? sendo que não queria ter estoque, queria vender sobe encomenda, camisetas de otima qualidade como o algodão, e com estampas relativamente de boa qualidade. Obrigado des de já.
    meu email é jeffrey.bittencourt@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeffrey e Unknown: Vocês podem fazer serigrafia se desejarem, acredito que seja a técnica com melhores resultados para estampagem em algodão. Para saber mais sobre serigrafia, chequem esse link:

      http://designdecamisetas.blogspot.com.br/search/label/serigrafia

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  13. Bom dia amigo , ÓTIMO POST! ALÍAS COLEI EXATAMENTE O QUE O JEFFREY LHE ESCREVEU POIS TENHO EXATAMENTE A MESMA DÚVIDA.
    preciso de sua ajuda urgente , e ficaria muito gratA se a recebe-se,
    bom quero FAZER E veNder camisetas, so que não queria imprimir em poliester, queria vender camisetas estampadas em algodão, qual o melhor processo para se utilizar, quais equipamentos devo comprar ? QUERO FAZER PEÇAS ÚNICAS COM ESTAMPAS COLORIDAS camisetas de otima qualidade como o algodão, e com estampas relativamente de boa qualidade. Obrigado des de já.
    meu email é peconhentabass@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeffrey e Unknown: Vocês podem fazer serigrafia se desejarem, acredito que seja a técnica com melhores resultados para estampagem em algodão. Para saber mais sobre serigrafia, chequem esse link:

      http://designdecamisetas.blogspot.com.br/search/label/serigrafia

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  14. Bom dia! Por gentileza vc poderia me enviar um e-mail para
    foreverliving-natural@hotmail.com , me dizendo se para melhor
    QUALIDADE devo adquirir prensa térmica Nacional ou as Importadas tbm dão qualidade ás camisetas. Grata desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambas são boas, o que varia mesmo é o preço.

      Excluir
  15. Ola, boa tarde! gostaria de saber sobre cromia indexada e alguns exemplos
    desse tipo de trabalho. urbanocamisetas@gmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Olá bom dia. Estou trabalhando com sublimação para personalização, mas estou querendo criar estampas e vender camisas na internet, mas tem o problema das cores escuras, vi alguma coisa sobre obm, que é um fundo branco como base, e precisa ser recortado. Quero saber se o resultado é bom, se tem uma boa resistencia e se usando o obm posso imprimir com tinta sublimática e transferir para algodão também?
    Uma outrapergunta: As camisetas 100% poliéster são inferiores às de algodão?
    Obrigado:
    Bene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Benedito!

      O OBM eu jea ouvi falar tanto mal quanto bem. Alguns preferem trocar po uma base branca em serigrafia, o que nem sempre é fácil. Existem diversas qualidades no mercado, pergunte ao seu fornecedor qual a mais indicada para o material (tintas, tecidos) que está utilizando que deverá funcionar bem.

      Não existe um tecido inferior ao outro, a diferença é a forma de imprimir a estampa em cada um. O que funciona em um nem sempre funciona em outro e as temperaturas e tempo de colocar na prensa variam em função disso.

      Excluir
  17. Boa tarde!!! Se alguém precisar de desenhista para estampas, tenho experência de 10 anos com criação de estampas, fui freelancer na colori e desenvolvi muita estampas para cantão Feminino , redley Feminino, Mercado infantil Masculino, Peep e outras.

    Interessados enviar e-mail para: grind.rj@oi.com.br

    Abraço e um ótimo 2013 a todos!!!

    Fabio

    ResponderExcluir
  18. Amigo parábens pelo site e as postagem,eu nao
    sabia nada sobre estapas,agora eu bastante
    mais uma vez parábens pelo trabalho e sucesso !!!

    ResponderExcluir
  19. Gostaria muito de uma Ajuda. Investi em prensa termica, impressora, camisas e outros materiais para estampar camisas de algodao. Porem, nao estou tendo uma boa qualidade nas estampas, creio que devido a qualidade da tinta. Qual a melhor tinta para esse processo? Uso uma marca de tinta pigmentada.
    Outra coisa que queria saber é como faço pra sair somente a imagem para a camisa sem ficar a marca do restante do papel na camisa? Falo no caso de letras e imagens que tem partes internas dificeis de recortar.

    Agradeço desde já a atenção.

    Felipe Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe!

      Pode ser que a marca da tinta não seja boa. Experimente de uma outra marca, ou confira se não está deixando tempo de mais ou de menos na prensa.

      Quanto ao papel, existe uma variedade de material no qual não é preciso recortar, a imagem transfere totalmente na camiseta. Consulte com seu fornecedor se ele trabalha com esse material.

      Excluir
  20. Amigo qual seu e-mail ou numero de contato quero tirar algumas dividas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto só respondo dúvidas enviadas pelo blog, como tenho dezenas de perguntas para responder todos os dias e pouco tempo não tenho como fornecer outra forma de contato.

      Excluir
  21. Olá Kris,
    Parabens pelo Blog!
    Dar uma olhada nesse video e me explica por favor que tecnica e materias são esse usados para fazer esta aplicação refletiva.
    Obrigado e sucesso!
    http://www.kickstarter.com/projects/nickdrombosky/fiks-reflective-premium-reflective-clothing

    ResponderExcluir
  22. Olá gostaria de saber qual a impressora a laser colorida mais indicada para utilização de papel transfer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhada nesse link:

      http://designdecamisetas.blogspot.com.br/2010/04/fazendo-transfer-em-camiseta_01.html?showComment=1362795130347

      Excluir
  23. Estou procurando em investir no ramo de estamparia e gostaria de estampar em algodão, porem tenho visto que não e muito viável devido a resistência a lavagem, oque eu poderia fazer para ter mais resistência? Isso pode variar de acordo com a tinta ou apel? Qual o melhor método para estampar em algodão que não tenha uma custo muito elevado? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você quer vender camisetas em grandes quantidades e com acabamento profissional sugiro que escolha a serigrafia ou transfer sublimático.

      Excluir
  24. O que e necessário para estampar em algodão? Prensa(qual?), impressora(qual?)... obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma olhada nesse link:

      http://designdecamisetas.blogspot.com.br/2011/02/transfer-sublimatico-do-papel-para_18.html

      Excluir
  25. Gostaria de saber se vcs teriam fornecedores de silk screen para indicar.
    Tenho interesse de iniciar no ramo mas, a princípio não queria investir na produção.
    Desta forma busco terceiros que tenham qualidade e preço para este tipo de fornecimento.
    Poderiam indicar ?
    Obrigado.
    Marco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco!

      É dificil indicar alguém pois o Brasil é muito grande e tem muita gente por aí no ramo, mas dê uma olhada nesse site: http://www.guiadografico.com.br/

      Excluir
  26. GOSTARIA DE SABER COMO FUNCIONA O PROCESO DE COLOCAR O FUNDO BRANCO NA CAMISA PRETA,COMO COLOCAR?QUANDO AS CORES SÃO SEPARADAS PARA FAZER AS RESPECTIVAS TELAS O COREL OU O PHOTOSHOP NÃO SEPARAM O BRANCO,COMO COLOCAR O BRANCO NA CAMISA?COMO CHEGAR NESSA PARTE DE PASSAR A COR BRANCA NA CAMISA? AGRADEÇO DESE JÁ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janilson!

      Para isso você terá que criar uma imagem total da imagem que está imprimindo, como se fosse uma sombra e produzir uma tela separada com essa imagem para aplicar primeiramente na camiseta antes de aplicar as próximas telas.

      Excluir
    2. poderia me explicar passo a passo,seria muito grato por tudo!

      Excluir
  27. obrigado por responder mais não entendi como criar uma imagem total,poderia me explicar melhor,precizo muito saber como chegar a esse processo..

    ResponderExcluir
  28. Olá preciso muito da sua ajuda, gostaria de saber se você sabe como se faz aquelas estampas de recorte a laser , tipo essas http://www.strasshotfix.com.br/recorte-mickey-recorte-rcnet0001.html http://www.strasshotfix.com.br/recortes-a-laser-4/recorte.html , aguardo um retorno, obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Olá, muito bom o seu blog.
    Você poderia por favor me ajudar com uma dúvida?
    Eu estou começando agora e eu faço ecobags em TNT e algodão cru usando o silk, sendo que acho muito caro o custo. Estou pensando em investir na sublimação, porém tenho medo por não saber se tem boa aceitação, custo/retorno.
    Já pesquisei sobre o TNT sublimático e ele é mais caro que o normal.
    A minha dúvida é se vale a pena investir nesse ramo de sublimação e continuar com as ecobags.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  30. gostaria de saber qual tipo de impressora e melhor para imprimir policromia ! desde ja agradeço abraços !

    ResponderExcluir
  31. gostaria de saber onde compro o transfer de serigrafia e quanto custa o papel A3, gostei muito das explicações, me ajudou demais

    ResponderExcluir
  32. Ola,meu filho faz muitos desenhos que seria de muito calor para ser colocado em camisas,como faço para alguem comprar estes desenhos?

    ResponderExcluir
  33. TENHO 1 MAQUINA DE ESTAMPAS..
    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO P/ DEIXAR MINHA IMPRESSORA QUE É.. EPSON STYLLUS TX 150.. BOA P/ TRABALHAR C/ FOTOS P/ PERSONALIZAR A S CAMISETAS.. OU SEJA EU AO INVES DE COMPRAR OS TRANSFER .. FAZER C/ DESENHOS OU FOTOS.. MAS C/ QUALIDADE..MEU E-mail.. cleusa_oliveira2@hotmail.com.. detalhe sou leiga em tdo.. só fiz estampas compradas..rsrs mas ficou lindas por isso kero aprender.. desde ja te agradeço.. obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Como faço pra imprimir camisas com a qualidade próxima as da http://pulselibre.com.br/ e chicorei.com.br ? =)

    ResponderExcluir
  36. estou na duvida, entre uma impressora digital ou silk, porque?
    irei vender camisas na internet não gostaria de estoque de camisas impresas estoque so de camisas para imprimir e tambem irei distribuir algumas, minha ideia e eu mesmo ter a camisa e eu mesmo fazer sem depender de empresas.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More