Dados atuais sobre o mercado têxtil (com links úteis)



O segmento da moda e vestuário no Brasil está em plena fase de expansão e se caracteriza por ser altamente demandante e extremamente diversificado, propiciando um ambiente apropriado para o surgimento e desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Dentre as diversas etapas que compõem a cadeia produtiva do setor de vestuário, a confecção de camisetas se configura como a etapa onde são realizadas operações de desenvolvimento de design, cortes e costura de camisetas. Em alguns casos, as etapas de corte ou de costura podem vir a ser terceirizadas com facções, empresas especializadas na prestação destes serviços.

A produção de camisetas se destaca por ser um item de vestuário de larga aquisição e de grande sucesso entre os mais variados tipos de consumidores. Todos os anos no Brasil são consumidos milhões de peças, e estas condições econômicas favoráveis fazem com que o consumo desse artigo aumente cada vez mais, tornando o mercado desse segmento altamente atrativo.

No entanto, o empreendedor que pretende entrar no negócio, precisa elaborar, previamente, um plano de negócio bem estruturado voltado especificamente para o segmento de confecção de camisetas, de forma a reunir informações fundamentais para viabilizar o sucesso do novo negócio e a conquista de sua fatia no mercado selecionado.

Mercado

Segundo dados do SEBRAE de 2007, a produção de vestuário nacional emprega cerca de 1 milhão de trabalhadores em todo país e fatura aproximadamente R$ 24 bilhões ao ano. Neste mesmo ano, o Brasil já possuía cerca de 20 mil empresas produzindo mais de 6,1 bilhões de peças.

Esse crescimento é reflexo da excelente qualificação do setor de vestuário brasileiro que se destaca não somente na distribuição e no varejo, mas também na área de confecção. O segmento confeccionista brasileiro já é considerado um dos mais importantes do mercado mundial, se mostrando alinhado aos mais respeitados pólos do planeta.

No entanto, para analisar o mercado de confecções de camisetas, é preciso antes definir o foco de atuação do novo negócio. As camisetas podem ser destinadas a diversos tipos de clientes classificados por gênero, idade, classe social, afinidade política, opção religiosa, etc. Segundo estes critérios, pode-se ainda optar pela produção em série ou produção por demanda, personalizando-se as camisetas neste último caso.

Independente do foco do negócio, este mercado é caracterizado pela sazonalidade da demanda, ou seja, varia de acordo com as estações ou meses do ano. Geralmente, a maior demanda ocorre nas estações e meses mais quentes do ano ou, se o foco do negócio for a personalização de camisetas, próxima a datas festivas ou grandes eventos.

Alguns fatores ainda contribuem para a construção de um cenário singular de oportunidades para o segmento. O mercado é geograficamente bem distribuído, a concorrência é diversificada e a demanda universal. Além disso, é o tipo de negócio que surge do saber fazer, podendo ser ofertado por qualquer pessoa que tenha experiência e conhecimento na atividade de costura.

O segmento de confecção possui um mercado varejista – seu principal cliente - extremamente pulverizado e bastante competitivo. No Brasil, segundo dados do Sebrae - 2007, existem aproximadamente 115 mil pontos de vendas de vestuário. As 8 mil redes de varejo existentes representam 37% do total desse número.

A importância do segmento de confecção o faz ocupar uma posição estratégica, pois é o primeiro a identificar as preferências e necessidades dos consumidores e as mudanças e tendências de mercado. Nesse contexto, o empreendedor que deseja prosperar no segmento de confecção precisa planejar seu negócio e definir com clareza os produtos que serão ofertados no mercado de atuação, a forma como a confecção pretende se diferenciar em relação à concorrência e de que maneira irá disponibilizar esses produtos aos seus clientes.


Links úteis sobre o mercado

Boletim Semanal ABIT - A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) publica semanalmente um boletim de notícias sobre o setor. 

Guia Texbrasil - O Guia Texbrasil é uma ferramenta que facilita o relacionamento profissional entre fabricantes, compradores, prestadores de serviços, entidades do setor têxtil, fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos, viabilizando a operação de negócios.

Senac moda informação - Confira as atualizações do Boletim Senac Moda Informação e explore novas ideias e oportunidades no mercado de moda brasileiro. 



Setor têxtil e de confecções no SEBRAE - Muitas dicas e informaçõs sobre o mercado e dicas sobre como construir a sua empresa


Quero abrir um negócio - Acesse a página do SEBRAE que explica como montar o seu negócio na industria textil, incluindo dicas sobre legislação e normas.




Essas dicas e muitas outras você encontra no site do SEBRAE

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