Manual de Serigrafia Parte 2



Os vídeos abaixo explicam bem o processo






5 - Como preparar a emulsão

Mistura-se em um frasco, 10 partes de emulsão com uma parte de sensibilizante, até formar uma mistura homogênea. Após emulsionar a tela, colocá-la em local totalmente escuro para secar. A tela estará seca quando passar de brilhante para fosca. Algumas emulsões mudam de cor quando secas para facilitar, não se preocupe, é normal. Para acelerar a secagem da tela, pode-se utilizar um secador.

Importante! Consulte antes o fornecedor ou fabricante e leia as instruções no verso dos produtos que você adquiriu para preparar a emulsão. O modo de preparo, tempo de exposição, secagem, etc pode ser diferente do que estamos mostrando aqui!

6 - Como revelar uma tela

Tempo de exposição: O tempo de exposição vai depender da arte final. Se os traços forem grossos, daremos menos tempo, se forem finos, mais tempo.

7 - Como utilizar a mesa de revelação

O ideal seria que a mesa de revelação fosse instalada numa câmara escura. Coloque a arte final sobre a tampa de vidro da mesa, com lâmpadas de 200 Wts apagadas. Deixe somente acesa a lâmpada vermelha para facilitar o assentamento da tela sobre a arte final, com o nylon voltado para baixo, faceando com o papel poliéster.

Centralize o desenho. Em seguida, acenda as lâmpadas da mesa e deixe acessas por volta de 6 a 7 minutos dependendo da mesa de desenho, traços finos mais tempo do que os de traços grossos. Apague as luzes e retire a tela

8 - Como abrir telas

Após fotografar ( ou revelar, existem diversos nomes para esse processo), lavar a tela imediatamente em água corrente. Se necessário utilizar jatos d'água para abri-la totalmente.

Após vazar a tela, coloca-la para secar em local arejado ou usar um secador para agilizar. Uma vez seca, vamos vedar os cantos. Para as telas à base de água, usar fita crepe e para as telas à base de solvente usar fita gomada.

Acompanhe o passo a passo da emulsão da tela à gravação final

1 - Material que iremos usar: a tela que foi montada no início desta aula, emulsão verde (emulsão para tintas à base de água), sensibilizador de emulsão, copos graduados e um pedaço de régua de plástico de 10 cm.

2 - A emulsão deve ser misturada ao sensibilizador na proporção de para 1, ou seja, para 10 ml de emulsão, 1 ml de sensibilizador, para 100 ml de emulsão, 10 ml de sensibilizador e assim por diante. Se você não tiver copos graduados, poderá medir o sensibilizador com uma seringa ou mesmo marcando a graduação em copo com o auxílio de uma régua.

3 - Separamos 100 ml de emulsão e 10 ml de sensibilizador. Lembre-se: todo o trabalho de gravação deve ser realizado em câmara escura, com o auxílio de uma luz fraca colorida, como nos estúdios de fotografia.

4 - No escuro, misture o sensibilizador e a emulsão com o auxílio de uma espátula, mexendo bem. É normal ocorrer alterações na cor dos produtos durante essa mistura. A maneira correta de proceder é mexer com a espátula, raspando bem o fundo e as paredes do copo, para a mistura ficar homogênea.

5 - Depois de misturar bem a emulsão com o sensibilizador, derrame-o sobre a tela, sem exagerar. Não se esqueça: as luzes deverão permanecer apagadas, pois a emulsão já estará sensível à luz.

6 - Derramamos uma parte apenas da emulsão, o que sobrar poderá ser guardado em um recipiente de plástico opaco durante 15 dias, no máximo, ou se estragará.

7 - Como o auxílio do pedaço de régua, vamos espalhar a emulsão sobre a tela. Existe um aplicador de emulsão, mas procuramos ensinar sem este acessório para simplificar o trabalho do iniciante. Com a régua pode-se conseguir o mesmo efeito do aplicador, desde que a régua seja plástica e lisa, sem a graduação marcada em relevo. Réguas de madeira não servem para este trabalho.

8 - Espalhe a emulsão sobre a tela de maneira uniforme.

9 - O excesso de emulsão deve ser retirado com a própria régua. Passamos a régua de baixo para cima, recolhendo o excesso, sem pressionar a tela. Trabalhe sempre com leveza, sem forçar.

10 - a emulsão deve ser recolhida dos dois lados da tela. Apenas uma camada fina de emulsão deve ficar aplicada ao tecido.

11 - Depois que retiramos todo o excesso de emulsão, devemos secar a tela antes de fazer a gravação. Ainda estaremos trabalhando no escuro, apenas com uma luz colorida. O secador não deve ser encostado à tela, deve-se deixar uma distância de um palmo, aproximadamente, entre o secador e a tela, para não aquecer a emulsão e não derretê-la.

12- Seque bem a emulsão, antes de fazer a gravação com luz. Com o auxílio da luz colorida, você poderá verificar se a tela está bem seca. A luz amarela, principalmente, permite observar se a emulsão está bem aplicada à tela e se foi bem secada.

13 - Vamos fazer a gravação. Pegue a sua arte final. É importante que o papel desenhado seja transparente e que o desenho esteja bem feito para efeito para evitar que a luz passe nas áreas desenhadas. O mais utilizado nesse meio é a impressão do desenho feito no computador em papel de transparência. Mas você também pode desenhar à mão sobre papel vegetal.

14 - Existem duas maneiras de se prender a arte para gravar a tela. A 1ª delas é fixar a arte final na própria tela,centralizando-a bem e colando-a com fita adesiva transparente que fique bem justa e presa à tela. É importante alisá-la bem, não deixando espaço entre a tela e arte final.

Outro modo de prender a arte final é colocá-la diretamente sobre o vidro da caixa de luz, colando-a com fita adesiva transparente,alisando-a bem e centralizando a tela sobre a mesa de luz. Como você estará trabalhando no escuro, apenas com luz colorida, pode ser que ache mais fácil colocar a arte na tela.

15 - Colocamos a tela sobre a mesa de luz e colocamos espumas sobre a tela. Observe que estas espumas foram cortadas no tamanho da parte interna da tela e têm uma altura de 10cm, aproximadamente. A função desta espuma é firmar a tela, pressionando-a contra o vidro da mesa de luz e contra a arte final, para que o desenho e toda a tela emulsionada fiquem bem expostos à luz.

16 - Sobre a espuma colocamos uma tábua de madeira. Esta tábua será usada para pressionar a espuma. Você poderá pressionar a tábua com as mãos ou colocando um peso sobre ela. Se usar um peso, este deverá se distribuir por igual pela tábua, pois é necessário que a pressão sobre a tela seja a mesma em toda a sua extensão.

17 - A mesa de luz deverá ser acesa e marcaremos 3 minutos para a gravação. O tempo pode variar é claro, dependendo do tamanho da sua gravação e da quantidade de detalhes e traços finos ou grossos.

18 - Após os 3 minutos apagamos a mesa de luz e retiramos a tela. Ela deverá ser mergulhada em água, para fixar. Depois de molhada, a emulsão deixa de ser sensível à luz, podendo-se acender a luz do local de trabalho. Você poderá ter, na câmara escura, uma bacia com água para molhar a tela.

19 - Agora a tela deverá ser lavada, para remover a emulsão da área onde o desenho impediu que a luz passasse. Primeiro lavamos bem a tela com água, para remover o sensibilizador.

20 - A água deve ser jogada em jatos sobre a tela, para remover a emulsão da área do desenho. É neste processo que podemos verificar a qualidade da gravação. Se a tela tiver sido pouco exposta, a emulsão se soltará da tela em vários lugares, além do desenho.

21 - Se a tela tiver sido exposta por tempo demais a emulsão não sairá do vazado do desenho com facilidade. Observe como o vazado começa a aparecer. O jato d'água está removendo a emulsão dos locais onde o desenho protegeu a tela da luz.

22 - Depois de lavarmos a tela, vamos secá-la. Retiramos o excesso de água com um pano e secamos, com secador.

23 - Para completar a vedação da tela, colocamos fita adesiva no quadro de madeira em toda a volta nas laterais do quadro de madeira e na parte interna do quadro.

24 - Vamos imprimir uma camiseta com nossa primeira tela gravada com emulsão? Colocamos um papelão ou uma tábua de madeira fina para proteger o interior da camiseta e evitar que a tinta vaze para a parte traseira da camiseta. Depois colocamos tinta e imprimimos!

25 - Umedecemos a tela com uma camada de tinta fora da área do desenho e a seguir, voltamos a tinta sobre a área do desenho e imprimimos com o rodo.

26 - Para finalizar o trabalho, secamos com o secador.

Pronto, temos assim a nossa primeira camiseta impressa com tela gravada com emulsão fotográfica!

Dicas importantes

Antes de mais nada: pratique muito antes de imprimir direto nas suas camisetas. Use diversos trapos de pano para fazer testes. Imagine desperdiçar tempo e dinheiro com camisetas que não ficaram boas porque você ainda não tinha experiência necessária? Não vale a pena. Use o que estiver à mão para aprender: lençóis e camisetas velhas, os panos de prato da sua cozinha, customize as suas fronhas, vá testando onde puder!

A - Você poderá testar a gravação com sua mesa de luz, da seguinte maneira: passe a emulsão sensibilizada na tela e coloque a arte final, como foi mostrado no exemplo.

Antes de acender a mesa de luz, cubra metade do desenho com uma folha de papel grosso, de forma que apenas metade da tela seja exposta à luz. Exponha à luz por 2 min e 30 seg. Apague a mesa de luz e desloque a folha de papel, deixando a metade da tela que não foi exposta desprotegida e cobrindo a metade da tela que foi exposta para que não seja exposta à luz novamente. Deixe a luz acesa por 3 min. Assim, você terá duas metades da tela expostas em tempos diferentes: uma por 2 min e 30 seg e outra por 3 min. Revele a tela com água, removendo a emulsão do vazado. Onde a tela foi exposta por maior tempo, a luz pode ter invadido as áreas protegidas pelo desenho, dificultando a retirada da emulsão ou mesmo vedando o vazado.

Esta exposição variada testará o tempo de exposição que você deverá usar com sua mesa de luz.

B - Caso você erre o tempo de exposição quando estiver trabalhando, sua tela pode ser recuperada antes de fixar a emulsão. Se expuser demais à luz, não jogue água na tela, passe água sanitária e a emulsão será removida com facilidade. A maneira de lavar a tela para remover a emulsão é a seguinte: coloque um pano ou jornal sobre a tela e jogue água sanitária; esfregue a tela com um pano até sair a emulsão por completo. A seguir, lave a tela com água corrente e sabão neutro, para remover osrestos de emulsão e da água sanitária.

C - A mesa de luz pode ser montada colocando-se duas tábuas formando um ângulo, da beirada da mesa até o bocal da lâmpada para apoiar o papel alumínio. É fundamental este "espelho" de papel alumínio para que a luz se distribua por igual no tampo de vidro da mesa.

D - Caso a emulsão esteja difícil de sair, na lavagem com água, das áreas que devem ficar vazadas, esfregue levemente com uma esponja maciapor trás da área emulsionada, para não danificar a gravação.

E - Quando for secar a tela com secador, não aproxime demasiadamente o secador da trama, para não "cozinhar" a emulsão.

F - Se após a revelação com água a tela apresentar falhas na gravação, estas podem ser corrigidas com retoques feitos com emulsão sensibilizada. Para retocar a tela, não é preciso trabalhar no escuro. Retoque a tela com auxílio de um palito ou um pincel fininho e de cerdas duras.

Não se preocupe se sua primeira tela gravada com emulsão não ficar muito bem gravada. Com a prática os resultados melhoram.

É muito importante que este processo de gravação de telas seja bem compreendido, pois disto dependerá a eficiência na execução de seus trabalhos.


186 comentários:

  1. Li em algum lugar, que é necessário passar umas espécie de cola na parte interna camiseta pra ficar junto do papelão ou compensado pra camisa não sair grudar quando passar a tela com a tinta, vc confirma isso?

    ResponderExcluir
  2. Sim, é necessario a cola para fixar a camiseta, para que ela nao se mova e voce perca o registro (as cores e elementos nao se encaixem).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porém a cola correta se chama adesivo Tack ou popularmente chamada, 'cola permanente' , na qual se passa pura sem solvente sobre o compensado e depois de seca está apta a uso, podendo ser removida com Querosene, para a limpeza do commpensado. Não utilize outra cola, como superbonder, ou cola escolar, pois poderá prejudicar a camiseta, deixando-a inutilizável.

      Excluir
  3. Essa luz colorida utilizada na camara escura é uma lampada colorida normal?? Ou tem algum tipo de lâmpada específica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma luz normal daquelas que vc compra em qualquer casa de luminárias, porém dê preferência as cores azul ou verde, pois são cores que não emitem raios ultra-violetas, que podem fazer com que a tela perca a semsibilizade .

      Excluir
  4. Há uma divergência aonde se diz: "Tempo de exposição: O tempo de exposição vai depender da arte final. Se os traços forem grossos, daremos mais tempo, se forem finos, menos tempo."

    Logo abaixo é dito o contrário: " traços finos mais tempo do que os de traços grossos. Apague as luzes e retire a tela.."

    Qual é o correto?



    ResponderExcluir
  5. Flavio Henrique: Obrigada pela observação, o correto é os traços mais finos ficarem mais tempo para que a revelação fique correta.

    ResponderExcluir
  6. oi kris! to com uma duvida em relaçao a arte final, tem pessoas que imprimem em papel normal( A4, depois passam oleo( nao sei se de cozinha ou de maquinas pra lubrificar), quero saber se realmente da certo essa tecnica? pq tenho uma arte pra fazer com letras bem pequenas, pra um cartao de visita, e tb nao tenho como impressora a lazer, posso fazer essa tecnica e nao comprometer a minha matriz emulsionada? caso de pra fazer, como é feito?
    valew
    fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço essa técnica que utiliza óleo, mas caso tenha mais informações, compartilhe comigo posi achei interessante.

      Excluir
    2. aqui vai uma video de como economizar utilizando papel comum a4 e olio de cozinha http://www.youtube.com/watch?v=7XYOfFCEywM&feature=channel&list=UL

      Excluir
    3. aqui vai uma video de como economizar utilizando papel comum a4 e olio de cozinha http://www.youtube.com/watch?v=7XYOfFCEywM&feature=channel&list=UL

      Excluir
    4. Realmente é uma opção o óleo no A4 , porém a opacidade da folha chamex não ficará adequada, comprometendo a gravação, recomendo que utilize em último caso, e com artes chapadas sem muito detalhes pequenos ou traços finos

      Excluir
    5. Olha eu uso o óleo no A4 e funciona super bem.

      Excluir
    6. Olá sou da Aracaju-SE ,fui serigrafista por 06 anos e já utilizei essa tecnica com óleo de cozinha mas a melhor tecnica dessas alternativas é ir derretendo vela sobre o papel e passando uma estopa para que não crie uma camada grossa depois que secar .No final fica parecendo papel vegetal.

      Excluir
    7. Papel Vegetal ou Transparencia ...
      Transparência fica melhor,mas é um pouco caro.mas bem melhor do que ficar botando vela,querosene,ou outra coisa.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Ok, Kris. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Ok, Kris. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kris estive lendo seu artigo e até respondendo algumas dúvidas de visitantes, porém há um enorme equívoco que não pude deixar de observar na 'montagem da mesa de luz' sobre o papel alumínio.
    Na verdade o alumínio ao invés de ajudar , irá atrapalhar, pois o ideal para uma mesa de gravação é que a luz venha de baixo para cima em sentido totalmente vertical, pois assim não acontecerá na hora de revelar o chamado 'serrilho' nas letras e laterais da arte, com o uso do alumínio será o inverso, a luz se refletirá sobre ele e o efeito de 'refração' será jogado para todos os lados , fazendo que a luz se espalhe e desfoque sobre a arte. \Também é um mito acreditar que a luz irá aumentar com o papel alumínio, pois se vc tem uma lâmpada de 400 wts, irá continuar com a mesma potência com ou sem alumínio, para que a luz fique bem espalhada na mesa, é só fazer a caixa de 1,0 m de comprimento e colocar 2 ou 3 lâmpadas fluorescentes de 100 wts ( daquelas brancas ) de 80 cm , a uma distância de +- 70 cm do vidro. Isso com certeza fará com que a mesa fique bem iluminada e com uma distância precisa pra a gravação tanto de artes pequenas quanto artes grandes. Antes de mais nada , obridado pelo incentivo aos novos serigrafistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas observações, vou dar uma revisada no texto assim que possível para corrigir os erros apontados.

      Excluir
    2. Boa noite, estou tendo dois problemas:

      1° - Na hora de aplicar a emulsão sobre a tela com a calha e secar a mesma com soprador termico percebo que a emulsão fica cheia de estrias (listras), o que pode esta ocorrendo?

      2° - Na hora de lavar a tela percebo que algumas vezes quando esponho a tela sobre a mesa mais tempo a emulsão não solta com facilidade e com pouco tempo a emulsão começar a soltar em volta da arte. O problema pode ser minha mesa de gravação?

      Gostaria muito que alguem me ajuda-se pois ja penso em desistir disso depois de muitas tentativas sem sucesso. Obrigado desde já.

      Excluir
    3. Olá, vamos ver se ajudo..

      1º PROBLEMA

      Ao emulsionar a tela essas "estrias" podem acontecer devido a alguns fatores, sendo;
      - os cantos da calha vazando emulsão fazendo riscos,
      - excesso de emulsão na tela, ao emulsionar retirar todo o excesso,
      - resíduos na emulsão ou na calha, lembre-se que tanto o pote da emulsão, como a calha deve estar limpa e seca.
      - emulsão 'não descansada', ou seja assim que fizer a emulsão, deixar descansar (aguardar) no mínimo 10 minutos ( o ideal é acima de 30 min) antes de emulsionar a tela, pois pode ocasionar os famosos 'olhos de peixe', bolhas e riscos na tela emulsionada.

      2º PROBLEMA.

      O tempo de exposição na mesa de gravação está inadequado,
      se vc deixa menos tempo o sensibilizante na emulsão não reage corretamente a luz fazendo a emulsão 'estourar' ( soltar ) toda. Porém se dexar exposto muito tempo , o sensibilizante da emulsão reage e calcifica ( endurece) mais que o necessário fazendo que a tela não revele.
      DICA - Utilize um cronômetro para marcar um tempo e começe a variar esse tempo entre 20 segundos para mais ou para menos com a mesma medida de emulsão, assim vc encontrará o tempo ideal para sua mesa de gravação. Caso isso não resolva, o problema vai estar na medida de emulsão que está com excesso ou falta de semsibilizante, ( a medida ideal é de 9 partes de emulsão para 1 parte de sensibilizante ou seja, 90 ml de emulsão por 10 ml de sensibilizante).

      Abraços.


      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, estou buscando uma solução para o seu problema. Pode me fornecer mais informações como qual emulsão você está usando.

      No comentário do STAR SILK acima foi apontado alguns erros sobre a mesa de gravação que preciso corrigir no meu texto. Veja se a informação te ajuda com a questão da mesa.

      Não desista!

      Excluir
    3. Bom dia, Obrigado pelas dicas. Após algumas mudanças na mesa de luz e tempo de exposição consegui produzir as telas com a emulsão a única coisa que ainda persiste e a questão das estrias na tela depois da emulsão seca. A emulsão que uso e a verde da colordex.
      Uma outra coisa e a questão de aplicar a tinta sobre o tecido, é necessário colocar um pouco de agua na tinta ou aplica ela do jeito que é tirado do pote?

      Excluir
    4. Conseguiu resolver o problema? Desculpe, não consegui responder à tempo a tua pergunta...

      Excluir
    5. A tinta é a base d´'água?, pois cada tinta tem seu solvente próprio, informe se a tinta que usa é hidrocryl, sericryl, ou acrílica, pois se for, todas as citadas são à base de água.
      Porém existe o amaciante comprado para 'ralear' a tinta, mas vc pode solvê-la com água , desde que seja água filtrada ou fervida, pois fica livre de micro-organismos e o cloro da água de torneira.
      Verifique se o nylon da tela é muito aberto ( 44, 55, 66 fios) ou mais fechado ( 77, 90, 100 fios) para que vc não deixe a tinta muito rala,
      DICA- Não use diretamente como veio de fábrica, pois vai entupir a sua tela, raleie a tinta e levante a espátua com tinta, conte o tempo que ela demora para se desprender da espátua para o pote, se ela cair muito rápido no pote está muito rala se demorar muito a cair no pote, está muito visçosa. O ideal que ela demore 3 segundos para cair.
      Lembre-se que é apenas uma dica para auxiliar na visçozidade da tinta.

      Excluir
    6. Pessoal muito obrigado pelas dicas, depois dessas dicas consegui fazer as artes numa boa. Obrigado.

      Excluir
    7. Amigos, me respondam 2 coisas:1)Quanto à diluição da tinta. Vocês têm o costume de colocar água dentro do pote da fábrica ou separam apenas o quê vai usar em um pote à parte, diluem e o que sobrar jogam fora? Outra coisa, fazem o mesmo para mistura de tintas? 2)Quando precisam de uma cor misturam usando uma balança e colocam em um pote à parte? Obrigadão!

      Excluir
    8. O ideal para a mistura de tintas e voce pegar um pouco e ir misturando ate a cor que voce quer,senão voce pode perder um pote inteiro de tinta.A não ser que voce ja tenha ideia da proporção que va usar.
      E quanto a diluição da tinta é bom separar metade pois voce vai amolecendo e amolecendo e no final da tinta já vai ter mais agua que tinta.Pelo menos eu separo a metade,espero ter ajudado

      Excluir
  11. ola, gostaria de saber qual ou quais programas voces usam para fazer a art. obrigado pela colaboração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode-se utilizar programas vetoriais como o Corel ou Illustrator ou outros, como o Photoshop. Existem outros programas, alguns até mesmo gratuitos que também podem ser utilizados. Para criar a arte a ser estampada na camiseta não existem limitações! Existem até mesmo estampas produzidas com desenhos criados a lápis e depois escaneados para o computador. O que muda aí é escolher o melhor método para impressão dessa arte na camiseta,

      Excluir
    2. Até hoje só vi o Corel Draw,ja muitos usando so o corel.

      Excluir
  12. Ola!
    estou com um problema, quando vo estampar a camisa, parte da tinta fica grudada no quadro e a estampa fica toda falhada, isso acontece com mais frequencia na tinta branca e tecido preto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que a tinta esteja muito grossa ou vc está deixando a tinta secar na tela.

      Excluir
    2. Oi, Richard

      Verifique se não é a qualidade da tinta branca que você está utilizando. Algumas marcas a tinta branca é mais espesa (grossa) que as outras. Verifique também se ela não está secando rápido demais na tela.

      Isso deve resolver!

      Excluir
    3. A tinta está entupindo a tela, como descrevi no comentário mais acima, se vc utiliza um nylon mais fechado a tinta deve estar mais rala, e se o nylon mais aberto a tinta menos rala, porém a tinta branca é uma excessão à parte, ela possui pigmentação mais concentrada e mais amoníaco que as demais, sempre a deixe mais rala que as outras cores. Recomendo o uso de retardador ou uréia técnica misturado na tinta , esses produtos retardam a secagem da tinta na tela.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. kriss? quero saber como faz, depois de gravar a tela para tirar totalmente o sensibilizante da tela pra não ficar entopindo, como eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, vc quer dizer quando vc está revelando a tela, ou depois que vc passa sensibilizante para fixar a emulsão na tela?
      Bem, quando vc está relevando na água, deve ter notado que a água que escorre da tela é meio amarelada. Isso porque é o excesso de sensibilizante que está saindo. Assim que a tela abrir toda, vc tira o jato e deixa a água escorrer pelos cantos e meio da tela de cima para baixo. Veja se a água que escorre na parte de baixo da tela está totalmente transparente, se estiver , é pq todo o sensibilizante já escorreu.
      Coloque a tela de preferência, no sol imediatamente para a secagem , se não tem sol, coloque no secador de cabelo.
      Isso vai resolver o problema.
      Existe ainda um produto chamado anti-véu. que elimina os resíduos do sensibilizante da tela.
      Agora se for depois que a tela está gravada e vc passa o sensibilizante para o endurecimento da emulsão. Assim que passar os 5 minutos que o sensibilizante queimou. lave a tela em água corrente e coloque para secar .

      Excluir
  14. Boa noite!!!

    Estou tendo um problema na hora de revelação da tela: Exponho a minha tela por 3min, mas não faz nem cocegas na tela... Aumentei para 5min e nada! Mandei confeccionar uma matriz para analisar os acabamentos e a qualidade da tela para tomar como referência e percebi que a minha tela ficou bastante escura em relação à confeccionada pela empresa.

    Preparei a minha emulsão com 10% de sensibilizante e apliquei na tela. Deixei secar naturalmente para fazer a gravação no outro dia, tem algum problema nisso?

    Notei também que minha mistura ficou rala, é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, ñ é normal a preparação da emulsão com sensibilizante ficar rala, e já q vc aumentou o tempo e tbm ñ surtiu efeito, pode ser que a preparação q vc está realizando ñ esteja correta ou então, seus materiais podem está vencidos, de uma conferida, caso esteja tudo normal, faça outra preparação com a medida exata dos componentes q no caso é, para cada 10ml de emulsão 1ml de sensibilizante e se ainda assim ñ resolver pode ser sua mesa de revelação q está com uma iluminação fraca, então vc pode ir aumentando o tempo de 30 a 30 segundos até encontrar o tempo exato para sua mesa, e em questão a deixar a tela emulsionada para revelar no outro dia, ñ se deve fazer isso pois eu acho meio difícil vc conseguir revelar, o ideal é revelar na mesma hora q estiver seca.

      Excluir
    2. Observei o prazo de validade dos produtos e todos ainda estão vigentes, também fui mais preciso nas medidas e revelei a tela no primeiro momento em que a tela ficou seca... Porem dessa vez aumentei o tempo de exposição para 7min... O resultado: Foi osso pra tirar a emulsão da parte gravada, peguei um bucha para tentar amolecer, mas terminei estragando a tela, e mesmo assim ainda foi muito difícil de tirar tudo (não consegui em algumas partes). Mas vou ficar tentando até achar o tempo certo, como você escreveu, e um dia eu consigo!!! rsrsrs Abraço e valeu pelas dicas

      Excluir
    3. Alexandre, por favor poste a altura da sua mesa de gravação, quantos wts tem sua lâmpada, qual nylon e tipo de emulsão vc está utilizando. Assim ficará mais fácil solucionar o problema.

      Excluir
    4. A minha mesa de 60cm de altura, a lâmpada é de 45w, o nylon de 120 fios suíço (eles dizem né?!) e a é emulsão é a verde comum a base d'água... O que eu noto nos videos é que a emulsão fica um pouco pastosa, mais grossa! O que a minha não fica. Mesmo tomando o devido cuidado na hora da mistura, com as proporções... Fica rala!

      Excluir
    5. Alexandre,
      1º: a altura da sua mesa está um pouco a baixo da recomendada, a lâmpada deve ficar entre 70 e 80 cm do vidro, logo se sua mesa tem 60 cm, a lâmpada fica muito próxima do vidro.

      2º: 45wts é uma potência muito fraca para gravação. recomendo que vc troque por um refletor de 300 wts ou 500 wts.Isso vale pra qualquer tipo de gravação de silk, pois quanto maior a potência de luz, mais fácil a gravação.
      3º: o Nylon que você utiliza, 120 fios é muito fechado, e é recomendado pra silk em sacolas, adesivos, cartazes ou seja produtos de vinil em que a tinta utilizada é muito aquosa, se você trabalha com camisetas recomendo o nylon 55 fios, a lineatura dele é ideal para artes chapadas quanto artes mais finas, e nylon 77 ou 90 fios para policromia ou monocromia.
      3º: Emulsão rala só pode ter 02 motivos comuns, que é o caso de emulsão 'adormecida' feita pra usasr 01 ou 02 dias depois, ou emulsão com excesso de sensibilizante, emulsão caseira feita com cola cascorez também fica muito rala. Se não é nenhum dos 02 casos, troque a marca da emulsão e sensibilizante, porém emulsão mais rala nõa atrapalha a gravação desde que tenha a medida correta.
      Agora analisando seus comentários acima, respondo:
      Sua tela fica escura por causa do calor causado pela proximidade da lâmpada com o vidro e a tela, ou seja está queimando demais na mesa, porém com pouca luminosidade.
      caso sua lâmpada fosse mais potente, apenas aumentando o tempo de exposição, resolveria o problema. Porém o que ocorre é que ela fica mais tempo e aquece mais com a mesma luminosidade fraca. Existe também outro problema que talvez aconteça e você não tenha relatado aqui. que é a secagem da tela. Se vc utiliza secador de cabelo, coloque-o a 30 cm de distância da tela, pois o calor do secador vai queimar a emulsão da mesma forma que a lâmpada da mesa. Em dias mais quentes, abaixe a potência do secador, pois a emulsão não pode secar com mais de 25º graus.
      Espero ter ajudado.

      Abraços!

      Excluir
    6. Dicas anotadas Star... Assim que fizer as modificações postarei os resultados! Abraço!

      Excluir
  15. Ola amigos.Queria muito que voces me ajudassem em dois pontos
    1-tenho que fazer uma pintura com duas cores(duas telas)em uma camiseta.como faço para marcar as telas e fazer a pintura no berço comun,não sei como é a tecnica?
    não sei se marco a tela,o papel, o berço,eu ja coloquei os parafusos na tela.
    2-como lavo bem as telas depois do uso?uso solvente ou nao...tentei esfregar de leve com uma esponja mais tirei a emulsão...
    POR FAVOR PODEM ME AJUDAR,JA PESQUISEI MUITO E NAO ACHEI NADA...VLW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Helton para vc fazer o registro marque com uma caneta o fotolito (papel) com um X nos quatro contos um pouco distante da área do desenho, no primeiro X da parte superior vc pode adicionar um traço vertical do lado para diferenciar da parte inferior, depois encaixe o outro fotolito (no caso a outra cor) por cima da q foi marcada e faça a mesma marcação, coloque a camisa no berço de impressão e posicione o fotolito sobre ela na posição correta q vai estampar, agora coloque a tela já com os parafusos em cima da camiseta e faça a marcação dos X na tela, faça o mesmo procedimento na outra tela, na hora de revelar é só posicionar as marcações corretas da tela sobre o fotolito.
      Na 2ª dúvida, se vc estiver trabalhando com tinta de tecido a base d'água ñ utilize solvente para a limpar a tela, se vc quer conservar o mesmo desenho utilize apenas água.

      Excluir
    3. Brigadão Itamar me ajudou MUITOO!! É que os tutoriais por ai so mostram com uma tela, sabe, So o basico.Brigadão mermu ajudou muito..um abraço por tras aqui do Ceara :-]..vlw

      Excluir
    4. Helton,para facilitar sua vida e eliminar o problema de marcação.
      Peça ao arte finalista que já coloque uma cruzeta na mesma posição em cada cor das artes antes da impressão, assim basta vc posicionar uma das cores no berço e marcas as demais telas por ela
      O interessante também seria paragrafar o berço, ou seja fazer um gabarito no berço para que a arte não fique desalinhada.

      Excluir
  16. Galera, estou postando aqui meu site para visualização de alguns trabalhos feitos na minha estamparia, apenas para estimular os colegas que estão começando na área sobre as diversidades de estampas que a serigrafia nos oferece.
    Antecipadamente agradeço ao administrador.
    starsilk.wix.com/starsilk#!a-empresa/cohb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria agradecer muito a sua ajuda aqui no blog e oferecer uma parceria. Como faço para te contatar?

      Excluir
    2. Me envie um e-mail para contato.
      fagnerstarsilk@yahoo.com.br

      At.
      Fagner
      Designer & Serigrafista.

      Excluir
  17. me ajudem como fazer o registro de cores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explique! vc quer registrar apenas a cruzeta para marcar na tela ou
      fazer o registro da separação de cores?

      Excluir
  18. GALERA HELP ME

    Eu deixo aproximadamente 7 mins em minha mesa de 3 lampadas tubulares de 20wats. O desenho fica marcado passo agua nos 2 lados e começo o processo com o jato d'agua. Demora um pouco para sair mais começa, so que alguns detalhes eu perco...vejo a marca faço uma pressão da porra com a mangueira e não consigo tirar aquele detalhezin, acabo desistindo será que é necessario usar a maquina de altapressão ? ou seira o tempo de exposição a luz ? HEEEELLLLLLPMEEEEE AJUDEMMMMM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, acredito que seja o mesmo problema que eu tive... Tenta reduzir o tempo de exposição de 7 pra 6, depois pra 5... até encontrar o tempo certo... Confesso que essa parte é bastante chata e ainda estou em busca do "tempo perfeito" da minha mesa...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Melhore sua mesa de gravação, com apenas alguns trocados você pode fazer isso.
      Basta trocar sua lâmpada por um refletor de 500 wts,pois esse refletor utiliza lâmpda halogena, excelente para gravação, é só tirar a caixa do refletor e deixar apenas a parte da Lâmpada. A Distância da Lâmpada para o vidro também faz uma enorme diferença na gravação. Geralmente deixe entre 70 ou 80 cm.
      Sempre faça uma emulsão 100/1 ( ou seja 100 ml de emulsão para 10 ml de sensibilizante) Coloque pressão sobre a tela para gravar, e utilize um vidro totalmente transparente, não precisa ser temperado,e sim mais grosso, algo em torno de 5 a 8 mm, nunca, eu disse nunca use vidro com insulfilme, mesmo que seja pouco. Geralmente a gravação com essas alterações será algo entre 2 a 3 min. Ou seja, você reduzirá o tempo de gravação e vai melhorar na qualidade, lembrando que para detalhes mais finos, use menos tempo para gravar. ex: se vc grava com 2 min. vc utiliza esse tempo para artes chapadas e 2:15 min para artes com detalhes mais finos , arte que tenha tanto chapado quanto traços finos deixe 2:20 min. Faça essa variação para encontrar o tempo correto.
      Abraços!

      Excluir
    4. Olá! estou querendo fazer minha mesa de luz caseira e gostaria de te perguntar, nesse caso que você sugeriu, se é preciso comprar o refletor ou dá pra comprar somente o soquete e a lampada já que é preciso desmontar o refletor. obrigado desde já!

      Excluir
  19. Ola. uma dúvida. Posso colocar emulsão em uma tela e guardá-la para revelar depois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente a tela emulsionada dependendo do tipo de emulsão, pode ser armazenada em local seco e totalmente escuro por no máximo 7 dias, mas depende do tipo de emulsão, algumas emulsões devem ser reveladas logo que estiverem secas. Verificar o tipo de emulsão antes de fazer tal processo.

      Excluir
  20. muito bom o blog! agora tirem-me uma duvida, a mesa de luz sem o papel aluminio é melhor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O alumíno apenas espalha a luz ele não aumenta a luz e nem multiplica,ele pode ocasionar o efeito serrilhado na arte, pois o ideal é que a luz seja em um único sentido para a tela, e o alumínio produz reflexos.. se sua lâmpada for de 200 wts ela vai continuar com a mesma claridade, pois é isso que conta na gravação,
      Faça um teste com a mesa sem alumínio e com alumínio.

      Excluir
  21. Olá, gostaria de saber se existe algum macete pra endureçer a tinta a base de água, estou com tintas muito liquida e não ta sendo legal, pois escorre muito. Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontra em casas de tintas serigráficas um produto
      chamado "espessante", porém cuidado , apenas algumas gotas na tinta e mexa bem, ela vai ficar mais grossa, não coloque muito ou sua tinta vai empedrar, recomendo utilizar uma batedeira para misturar até a espessura desejada, se não quizer sujar a batedeira , pegue a hélice dela e coloque na furadeira e faça a mistura.
      o espessante é recomendado apenas para tinta a base de água.
      Abraços!

      Excluir
  22. Bom pessoal, novamente deixo a vocês meu site para visitações, novas estampas atualizadas, policromia, silk em 01,02,03 cores em tecido 100% algodão penteado.
    das lojas Naked / Villa Surf wear / Dupeu .. todas lojas do RJ.
    Para quem está iniciando agora, é um incentivo para novos horizontes e uma idéia de onde podemos chegar com esse universo vasto e criativo que é o silk-screen.

    site http://starsilk.wix.com/starsilk

    Abraços !!!

    Fagner
    Designer e Serigrafista

    ResponderExcluir
  23. Bom dia eu gostaria de saber se existe algum padrão para imprimir a arte final para revelação da matriz para as costas? Se puderem ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ramo de Uniformes, o ideal é a estampa na frente ficar 05, 06 cm abaixo da gola ( visualmente no peito se for uma estampa centralizada), e nas costas 09 cm abaixo da gola, porém depende da estampa, pegue uma camisa sua de loja e meça as estampas e terá uma noção mais clara.

      Excluir
  24. Amigo me ajude, após passar a emulsão duas vezes por fora e uma por dentro coloco para secar por uns 5 minutos e uso o secador de cabelo no morno e depois de seco faço a gravação, mas na hora de lavar esta saindo tudo na agua. devo deixar secar ao tempo? passar mais emulsão? ou o tempo de gravação esta pouco(3 minutos a 60cm com halogeneo de 500w)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O emulsionamento da tela, depende de quantos fios é o nylon,
      Ex. se for 55,66 ou 77 fios , basta 1x por dentro e por fora, depois retire o excesso, se for 33,44 fios, 3x pordentro e por fora, depois retire o excesso, o importante é não haver falhas, a secagem no secador está correta, porém o seu caso é o tempo, experimente deixar o dobro do tempo e se ficar difícil de revelar, começe a diminuir o tempo de 20 em 20 segundos a cada tentativa.
      Lembre-se sempre de fazer emulsão na medida correta 10/1( ex: 100 ml de emulsão e 10ml de sensibilizante,).

      Excluir
  25. Olá!
    Comprei uma tela pronta, apenas passo a tinta. Mas a letra N acabou ficando com uma das "pernas" sem vazar. Tem como arrumar ou a tela já era?

    ResponderExcluir
  26. Olá Bela, oque acontece é que a sua tela está com o chamado 'véu', ou seja na revelação o excesso de sensibilizante escorre para dentro da arte vazada e cria uma película transparente que tampa parte da arte,
    é fácil identificar, coloque a tela na horizontal e mude o angulo da luz sobre ela e verá que na parte onde não está passando tinta, a arte fica com um brilho fosco. Você pode tentar resolver de 02 formas, pegue 2 pedaços de estopa com detergente e passe dos 2 lados ao mesmo tempo friccionando o nylon em movimentos circulares, depois jogue um jato de água por dentro e por fora na parte que está com véu. A outra maneira é você bater um jato de pressão (daqueles de lavar carro e calçada) a 30 cm de distância da tela por dentro e por fora, e depois secar , geralmente resolve, porém se nenhum dos dois processos resolver o jeito é mandar gravar outra tela e reclamar com o serigrafista que a vendeu. Peça a ele para aplicar um anti-véu na tela .
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde.
    Estou com algumas viscolycra para silkar. Estou utilizando a tinta branca da Marca Genesis (TINTA HIDROCRYL P/ VISCOLYCRA BRANCO). Testei em alguns tecidos. Resultado: A tinta não sai perfeita, ficou tipo um branco transparente, com opacidade, um branco ralo. Outro detalhe: A tinta esta secando muito rápido e esta intupindo minha tela, mesmo usando o RETARDADOR GEL da GENESIS, na proporção de 10% da quantidade de tinta. Verifiquei o prazo de validade de ambos e estão dentro do prazo. O que posso fazer para evitar o entupimento rápido desta tela e que possa sair um branco super branco? Quanto ao processo anterior, ate a revelação da tela, esta tudo ok. A situação é na hora da impressão no tecido Viscolycra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troque para o Branco Super cobertura p/ viscolycra, utilize uma tela mais aberta, tipo 44 ou 55 fios , 2 repiques serão suficientes até mesmo para o preto, e quanto ao retardador gel, troque por uréia técnica, funciona melhor para retardar a secagem da tinta na tela, se utiliza mesa térmica recomendo a caloria em no máximo 40º , se for mesa fria, pré-cura entre o primeiro e 2º repique com flash-cure ou soprador térmico .
      Eu não utilizo o retardador gel pois em uma escala de 1 a 10 em eficiência ele fica em 4 e a uréia em 9 .

      Excluir
  28. boa noit eu estou começando a fazer tela mais estou quebrando a cabeça ja tentei varias vezes, eu estou usando a emulsão dualfilm sp, tela 120, gostaria de saber se vc pode me ajudar, o problema é que quando passo agua na tela pra revelar aparece tudo certo mais quando vou abrir com jato de agua começa a sair a emulsão do desenho e em varias partes da tela o que pode ser?
    Eu estou tentando fazer telas para adesivos de unhas com desenhos bem detalhados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandro, aparentemente o seu problema é a pouca esposição á luz, experimente aumentar o tempo de gravação, porém observe o tipo de sensibilizante que você está utilizando , pois esse tipo de emulsão já vem pré-sensibilizada, o diazo é o sensibilizante adequado para esta emulsão. faça os testes e poste o resultado.

      Excluir
  29. Olá, estou tendo um problema com a retirada da emulsão da tela. Estou utilizando como alternativa o adesivo PVA da Cascorez. É excelente para emulsão e dá uma ótima qualidade na revelação. O problema está na hora retirar a emulsão da tela para reaproveitá-la. Com a emulsão própria só aplico o solvente (solução de metaperiodato de sódio) e deixo uns minutos e ela se dissolve e retiro com água. Com o adesivo não acontece assim. Existe um outro solvente de baixo custo que dá para retirar o adesivo da tela? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, este é o problema de usar emulsão artesanal à base de cola, tente passar cloro nos dois lados da tela e coloque as telas de 2 em 2 nylon com nylon , deixe um período de +- 15 min e jogue um jato de água. Porém porquê utilizar um produto que tem baixa qualidade e é ineficáz na hora de desgravar a tela? As vezes o baixo custo nos faz gastar ainda mais com outros fatores do serviço. Troque a cola pela emulsão SERIFOTO DIAZO GÊNESIS, ela custa o mesmo valor da cola e é de altíssima definição, seu sensibilizante é o bicromato comum, e de fácil remoção da tela. Fica a dica.
      Abraços..

      Excluir
  30. A tinta tem que ficar rala ou pastosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de qual substrato vc vai aplicá-la e o poliester utilizado.
      Ex. se for tinta vinílica, utilizada em fio 120,150,180 ou mais, deve ser bem rala.
      se for tinta hidrocryl para camisetas em c/ tela em fio, 44,55,66 até 77, mais pastosa, desde que tome os devios cuidados para não entupir a tela, as cores que devemos ter mais cuidados são a cor Branca que é muito pastosa, e entope fácil e o preto. Porém o mesmo cuidado se deve com tintas cobertura e mix, ou à base de branco. Tintas á base de clear para tecido claro e cromia não entope facilmente.

      Excluir
  31. boa noite, estou tentando sem sucesso gravar uma tela de 55 fios, mesa 1000w, emulsão pronta, segundo o vendedor não necessita misturas, é uma arte simples, deixo por 3min e 20seg, e na hora de passar água em alguns pontos a emulsão escorre até sair completamente da tela, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, ou a emulsão não secou totalmente ou a emulsão que ja vem pronta nao presta. Acredito na primeira opção. Faça o seguinte: Coloque a emulsão em algum lugar que possa dar uma misturada de leve, depois da misturada, deixa descansar por uns 10 minutos, depois passa na tela. Deixa secando com um ventilador ligado nele ou algo que possa ajudar na secagem por pelo menos 40 minutos e tenta novamente. Estarei aguardando seu retorno. Isso aconteceu comigo, por isso posso afirmar tudo que escrevi acima.

      Excluir
  32. olá, minha dúvida é na hora de escolher qual cor será o fundo branco, depois de separar as cores em CMYK, preciso escolher uma pra fazer o fundo branco, qual seria? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode utilizar a tela do Preto. é só negativar ela.

      Excluir
  33. Onde acho os produtos para preparar a emulsão nas telas, Estou pretendendo eu mesmo fazer umas camisetas de onde trabalho e só essa parte ainda não entendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casas de tintas serigráficas. Procure por tintas serigráficas

      Excluir
  34. Boa noite. Comecei a experimentar o trabalho com serigrafia ainda essa semana e esse tutorial me respondeu algumas questões. Muito obrigado! Mas agora tenho uma dúvida (mais um comentário, na verdade), que dirijo aos mais experientes e, principalmente, ao STAR SILK, que percebi ter grande conhecimento da técnica.
    Vi em alguns comentários seus que a mesa de luz deve ter uma altura de aproximadamente 70 a 80 cm, por conta da distancia da lampada do vidro. Porém, como eu guardo e faço tudo dentro do meu quarto, que não é muito espaçoso, experimentei fazer uma mesa de luz "compacta" que coubesse embaixo da cama. Resultado: uma mesa de luz de APENAS 15 cm de altura (70x50cm) com 4 lâmpadas fluorescentes (tubo 60 cm) de 20W, totalizando apenas 80W. Já revelei 3 telas (77 fios) utilizando a emulsão verde da Genesis em 10/1, todas com sucesso, onde acertei o tempo de revelação de primeira (1:45 min). Gostaria de um parecer seu, já que tem muito mais experiência que eu: estou fazendo tudo muito certo, ou muito errado?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, se a tela está com uma gravação boa, sem serrilhado e resistente, está tudo certo. Pois mesmo com a mesa de altura baixa, a potência das lâmpadas não ''queimam'' a emulsão excessivamente.

      Excluir
  35. boa noite estou com um nylon 77 e tinta base d agua super cobertura hidrotex cobertura mais esta saindo tudo borrado onde estou errando . obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1º erro : Nylon fechado d+ para tinta branca, utiliza um 55 ou 44 se for chapado.
      2º erro : Tinta rala d+ na tela, por conta do nylon.

      Excluir
  36. boa noite qual a tinta mais indicada para estampar caixa de de pizza ? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure pro tintas para uso no ramo alimentício, em ambalagens de alimentos as tintas saõ especifícas para esse meio. Desconheço informações sobre esse mercado.

      Excluir
    2. Tinta vinílica à base de solvente ( todo o material desde a emulsão deve ser resitente à solvente vinílico)

      Excluir
  37. Olá, estou com um problema, uso a emulsão sicoltex e sensibilizante da mesma marca, na minha mesa uso uma lâmpada fluorescente de 60w há 30cm de distancia do vidro e já revelei de 3 há 9 minutos e ou a emulsão não sai da tela fica somente um fantasma da arte ou ela sai por completo, o que eu posso fazer pra conseguir revelar direitinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumente a potência das lâmpadas e diminua o tempo, pois esse tempo está altíssimo para revelação. por isso ela está tão difícil de sair da tela.
      utilize HB 54 para remover a emulsão e fantasma. ( precisa de jato de alta pressão)

      Excluir
    2. Entendo, muito obrigado pela ajuda STAR SILK.
      Tenho mais uma dúvida.
      Minha mesa tem 45cm de altura e 65cm x 55cm de largura com vidro de 6mm
      Gostaria de saber se a lâmpada halógena de 500w funcionaria legal nessa mesa?

      Muito obrigado!

      Excluir
    3. Funciona tanto a de 500 w quanto a de 300w

      Excluir
  38. Bom dia! gostaria de saber sobre retardador gel da gênesis ou aditivo gel, pois quando trabalho com mais de uma cor fica secando na tela, qual das duas é melhor? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 2 fazem a mesma função , mas em quisito eficiência, utilize uréia técnica.

      Excluir
  39. Posso passar a tinha com uma cartão e não com o rolo próprio para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, cartão não foi feito para essa finalidade, não prejudique seu trabalho,
      um rodo serigráfico além de ser barato tem durabilidade de no mínimo 3 anos.

      Excluir
  40. Sei que minha pergunta é muito aberta e possui inúmeras variáveis.

    Quantas camisetas eu conseguiria fazer com 900ml de tinta medindo a arte 40x25?

    Um número aproximado já ajudaria no meu cálculo de custo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai depender de quantos apliques ( demãos) você passar na camiseta.
      faça a conta sempre em cima de 02 apliques para camiseta escura.
      + - 100 camisas.

      Excluir
  41. ESTOU COM UM PROBLEMA QUANDO VOU VAZAR OS DESENHOS ACABA DESGRAVANDO A DELA ... OQ ESTOU FAZENDO DE ERADO POR FAVOR AJUDAS...
    ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explique: isso ocorre na gravação ou na hora de silkar?

      Excluir
  42. Fui informado que uma mesa de luz com lampadas floresçentes tubulares de 6 X 20w ou 4 de 60w a gravação ficaria melhor do que das feita com lampadas helogeneas e perfeita .
    Isso é verdade ou mentira ?
    Estou na duvida porque tenho que fazer uma mesa de luz ainda essa semana ,mais não necessito de uma mesa grande ,pois minhas telas são de no maximo 25x25cm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha sempre me mente que uma boa mesa de gravação é aquela que tem fonte de luz potente e produz pouca caloria, seja ela com fonte UV, Halógena ou florescente,
      portando se for uma mesa com uma luminescência alta, não importa tanto a fonte de luz. Portanto a recomendação quanto a custo e praticidade e eficiência é a halógena, pois produz resultados mais satisfatórios e a chance de se perder uma gravação é menor devido a grande potência de luz.

      Excluir
    2. Muito obrigado pessoal da star silk ! até breve em outro duvida q eu estiver .

      Excluir
  43. QUAL MELHOR LAMPADA WATTS PARA MESA DE GRAVAÇÃO NA QUAL UTILIZAREI TECIDOS DE 150 E 180 FIOS PARA PEQUENOS DESENHOS DE 5 A 12 CM ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 500 WATTS resolve seu problema permanentemente.

      Excluir
  44. Uma maneira simples de descobrir o tempo de sua gravadora.

    A mesa de revelação não é nada mais do que um caixote com uma luz em baixo e um vidro encima... Desmistificando muitos palpites que ouvimos diariamente sobre como ela deve ser cito o seguinte:

    O que não devemos levar muito em conta:
    1-Tanto faz se ela é aberta nas laterais ou fechada, a luz não vai fugir correndo pelos lados...
    2-Se acaso for fechada, a cor que deve ser pintada o interior também não interfere no brilho da luz, pinte da cor que combine com seu atelier...
    3-Revestir com papel alumínio só se for uma boa de uma tainha recheada, esse procedimento não vai dobrar a potência da lâmpada...
    4-O vidro tem que ser apenas duro o suficiente para resistir a pressão da tela sobre ele, seu diâmetro depende da largura da mesa, mas posso afirmar que vidros comuns de 6 ou 8 milímetros são perfeitos. O vidro deve ser incolor e não há necessidade de ser temperado.
    5-O calor gerado pela lâmpada não vai jamais "estourar" com o vidro da mesa, primeiro estouraria o vidro protetor do holofote; ou a própria lâmpada, que é uma cápsula de vidro não temperado... O que faria um vidro rachar é um choque térmico, que dilata um lado do vidro mais rapidamente que o outro... Tipo quando você enche um copo frio com café quente...
    6-O sol é realmente o maior holofote que dispomos, porém como ele não tem interruptor de liga/desliga e nem trabalha em dias de chuva ou de noite... Evite usá-lo.

    ResponderExcluir
  45. O que podemos levar em conta:
    1-O tipo da lâmpada que será usada... Quanto mais rica em radiação ultravioleta melhor, uma lâmpada de qualidade é realmente cara, pode custar 5, 50 ou até 500 reais... mas acredite que faz uma gritante diferença...
    2-Capriche na rigidez da mesa, para que não balance e comprometa com a revelação por conta de um parafuso frouxo...
    3-A recomendação lógica da distância da luz em relação ao vidro é que deve ser proporcional ao diâmetro da tela... Ex: uma mesa pra revelar tela de 40/50 cm deve ter uma distância de cerca de 50 cm entre a arte e a lâmpada... Cuidado com vários pontos de luz...
    4-Uma boa fixação da arte entre o vidro e a matriz fará com que a revelação saia sem falhas, se a reveladora não for uma prensa à vácuo, o melhor então é utilizar uma espuma opaca que encaixe certinho no interior da matriz, pressionada por algo plano e rígido, seja uma tampa fixa ou um peso móvel...
    5-Opacidade da área preta da arte e transparência do filme quanto maior melhor...
    6-Emulsão e sensibilizante apropriados. Seja diazo, bicromato, fotopolímero...

    ResponderExcluir
  46. Na prática vamos então descobrir o tempo de exposição ideal...

    A emulsão devidamente sensibilizada deve ser aplicada uniformemente na matriz, bem seca na posição horizontal em local escuro, com fonte de calor que não ultrapasse 50ºc, para que não ocorra o endurecimento térmico da emulsão...
    Colocando bem firme a matriz na mesa ligue-a e deixe por exemplo 7 minutos....
    Revele a tela molhando-a dos dois lados durante um tempo para amolecer a área que não foi exposta à luz, e depois com um jato suave até abrir todo o desenho...
    Se abrir fácil demais, e a emulsão soltar em um ou vários pontos, é porque tem que aumentar o tempo... Isso é chamado sub-exposição, ela ocasionará uma emulsão fraca que vai durar pouco; e provavelmente ocorrerá a formação do que chamamos de "véu", que é uma fina camada de emulsão que escorreu e secou na área da matriz que deveria ficar aberta.
    Se demorar abrir, ou mesmo não abrir... Isso chamamos de super-exposição... A matriz não revelará traços finos... Temos então que diminuir o tempo...
    Vamos fazendo isso até descobrir o tempo que revela perfeito... Este será o tempo usado para revelar suas telas...
    Mudou a emulsão ou sensibilizante... Muda o tempo.. Camadas mais espessas de emulsão requerem um pouco mais de tempo na mesa... Nylon amarelo ou âmbar tem que ficar exposto cerca de 30% mais de tempo que o branco... Portanto quando encontrar o tempo ideal para "X e Y" anote em uma lista para que não esqueça...

    ResponderExcluir
  47. Tive problemas com entupimento da tela e lendo os demais comentários descobri que este problema se deu devido a eu utilizar a tinta muito espessa (diretamente da embalagem do fabricante) e também por não utilizar um retardador. Gostaria de tirar algumas dúvidas:
    1 - Diluindo a tinta e utilizando o retardador a tinta também irá demorar mais para secar na camiseta?
    2 - A ureia técnica adquiro nas lojas de produtos serigráficos?
    3 - A tela que tive problema de entupimento, mesmo após remover a emulsão, fica com tinta que atrapalha em uma nova utilização da tela. Como posso recuperar esta tela?

    Utilizo tela 77 e 55 fios e tinta base d'água Gênisis.
    Desde já agradeço pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- A ação do retardador é apenas na tela e não na camiseta, se vc fizer a secagem com um soprador ou flash-cure é bom fazer 02 secagens, ou seja pré-cura e cura , mas se utilizar mesa térmica, não é necessário .
      2- Sim, uréia técnica não deve ser utilizada em grande quantidade pois senão atrapalha a secagem da tinta na camiseta. utiliza apenas a quantidade recomendada pelo fabricante.
      3- Utilize um produto chamado HB-54, passe nos 2 lados da tela e aguarde 15 min com a tela sem expor na luz, depois lave com o jato de alta pressão.

      Excluir
    2. Boa tarde. Obrigado pelo retorno. Por favor, me tire uma dúvida.
      Passei o HB54 na tela pelos dois lados, sem expor a luz, e após 15min lavei com o jato porém não saiu... Lhe pergunto: É só isto mesmo? Precisa de outro produto? O HB54 é bastante espesso mesmo? Fiquei na dúvida se talvez o produto está vencido ou fora de especificação?
      Desde já agradeço pelo retorno.

      Excluir
  48. Boa tarde!
    Estou planejando começar uma estamparia de camisas. Já fiz todas as pesquisas possíveis, comprei o nylon 77 fios, tinta à base d'água para mono e policromia, solvente, sensibilizante, blusas, montei a mesa de luz, comprei as molduras e montei as telas. Já fiz cursos de photoshop, sei transforar as artes em CMYK, tabelas de angulação, imprimir com retículas, fazer marcação etc. Acho que a da teoria e o básico já da pro gasto.
    Mas ai encontrei um problema e estou a dois dias batendo cabeça para solucionar: o berço de impressão. Tenho 18 anos e não disponho de muito dinheiro no momento, pesquisei pela minha cidade e não encontrei nenhum lugar que vendesse o berço. Fui na internet e tive uma base de que ele sairia a uns 110, mas sem o frete.
    Queria saber se vocês não sabem uma maneira, provisoria, de fazer um berço com materias de baixo custo?
    O que vocês usaram como primeiro berço de impressão?

    Ficarei muito grata a quem me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, pelo que ví vc já está bem avançada na técnica em arte final, matéria prima, mas vai um conselho de quem já está calejado nessa profissão:

      1. Faça um curso de impressor serigráfico antes de começar trabalhar. Alguns pensam que é só puxar o rodo e está tudo bem nem imaginam sobre inclinação angular do rodo, pressão e posição para cobrir a tela ou imprimir, visçosidade da tinta... na verdade silkar é muito fácil, mas pra quem sabe e já está habituado, caso contrário, vai estragar peça por peça . '' Tack'', ''stencil'', ''migração'' ''cura' ''efeito reboco'' ''repiques'' são termos técnicos e irão fazer parte do seu dia-a-dia.
      2. Policromia e monocromia são técnicas um pouco complexas, por isso pegue um pouco de experiência em cores chapadas ( desenhos uniformes ) antes de partir para um trabalho mais complicado.
      3- Substratos ( tecidos) diferentes requerem tipos de tintas diferentes, já que existem sintéticos, orgânicos e mistos, você não vai querer que a tinta saia de um tecido por não ter usado a tinta correta para aquele material, portanto estudar os substratos e suas propriedades é de grande responsabilidade do serígrafo , tanto dos tecidos, quanto as propriedades das tintas.
      No mais fica um abraço e a solução temporária para seu problema.

      BERÇO ARTESANAL DE MADEIRA.

      1- Uma tábua reciclada pode servir pra fazer a base, desde que esteja com a superfície bem plana e lisa, sem defeitos que atrapalharão com a estampa... O ideal é que tenha uma espessura mínima de uns 2 cm para que possua firmeza.
      O revestimento pode ser com corvin, corino ou tecido similar, sem forração. Antes de esticar e grampeá-lo por baixo passe uma cola na face inferior pra que ele fique sem folgas.
      As medidas devem seguir das telas que vai utilizar (medida externa para que a tela assente bem sobre o berço).

      2- Uma cantoneira em U de ferro derá o batente deste berço, parafusada na tábua e na parede.
      Uma cantoneira mais comprida permite mais berços presos. Neste caso ficarão um poucos instáveis e precisarão de um apoio extra por baixo.

      3- O Morcete é a peça chave de registro das telas para encaixe de cores e repiques...

      Segue um desenho básico para melhor entendimento.
      http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSbxqltuwEXGl8slwyrOcQ_6oXbHk5jLtFhGAu0gAyF9QjlEWIbzg

      Excluir
    2. Muito obrigado pelas dicas, Star Silk. Corri atrás de um curso pela minha cidade e acabei encontrando um de graça. Amanhã mesmo vai começar a segunda parte, que é só sobre impressão e técnicas. Aprendi muito tendo o direito de errar, de testar, de inventar arte, sem me preocupar com "prejuízo".
      E sobre o berço, ajudou MUITO. Nem sei o que dizer para lhe agradecer.
      Grande abraço, e obrigado mais uma vez.

      Excluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Ola bom dia, gostaria de saber se tem algum problema colocar na mesa de revelaçao aquelas lampadas de 100w incandecente pelo menos 5 delas para dar ao todo 500w? tem algum problema? ou o melhor de todas as lampadas é aquelas de refletor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problema, mas o ''ideal'' é ter um foco pontual de luz sobre a tela, para evitar serrrilhos, pois vários pontos de luz pode ocorrer refração na tela.
      Abraços!

      Excluir
  52. Boa tarde. Obrigado pelo retorno STAR SILK. Por favor, me tire uma dúvida sobre recuperação de telas:
    Passei o HB54 na tela pelos dois lados, sem expor a luz, e após 15min lavei com o jato porém não saiu... Lhe pergunto: É só isto mesmo? Precisa de outro produto? O HB54 é bastante espesso mesmo? Fiquei na dúvida se talvez o produto está vencido ou fora de especificação?
    Desde já agradeço pelo retorno.

    ResponderExcluir
  53. Felipe, o processo de desgavar uma tela requer certos cuidados que dependem muito do modo como ela foi gravada.
    Ex: Se utilizamos cola cascorez para emulsão. fica bem mais difícil de desgavar,
    Se utilizamos uma tinta mais espessa que já secou bem na tela depois de várias silkadas também fica difícil de desgravar e a tinta ficará fixada na trama do nylon. Lembrando que a tinta leva 72 horas para fixar no tecido, e que o nylon mesmo serigráfico também é um tecido, é lógico que a tinta fixará no nylon do mesmo modo que em uma camiseta.
    Portanto não deixe aquela tela encostada com tinta para lavar no outro dia , senão terá uma enorme dor de cabeça .
    Por isso uma boa lavada na tela com jato de pressão e uma escova de lavar roupa para retivar todo o excesso de tinta e cascas, facilitará o trabalho de desgravar em 50%.
    Telas que ficaram gravadas mais dias , são mais difíceis de desgravar.
    Telas feitas com emulsão pronta e bem lavadas, são menos trabalhosas para desgravar.
    Segue passo a passo um modo de desgravar tela que ao meu modo é o mais eficiente.
    Assim que terminar de silkar, fazer os seguintes passos na ordem:
    1º - Lavar a tela para retirar a fita e todo o excesso de tinta e casca. (quanto mais tinta fica agarrada na tela, mais difícil fica para retirar a emulsão e a própria tinta)
    2º _ colocar a tela na horizontal e passar cloro nos 02 lados da tela, deixando sempre as telas em contato nylon com nylon por no mínimo 20 min. ( assim o cloro age nas 02 telas)
    3º - Lavar com jato de alta pressão nos 02 lados de cada tela, principalmente onde foi colocada fita ou retoque. e retirar o máximo de emulsão.
    4º- deixar a tela secar o excesso de água.
    5º- passar uma estopa embebida de etanol ( alcool combustível ) pelos 02 lados do nylon da tela desgravada ( Isso amolece o restante de emulsão que o jato de pressão não tirou )
    e jogar novamente jato de alta pressão nos 02 lados da tela.
    4º- Deixar secar totalmente a tela.
    Caso ainda fique ''fantasma'' ou emulsão agarrada na tela fazer o 5º passo.
    5º- Aplicar com a tela seca o HB 54 com uma espátua nos 02 lados da tela retirando o excesso. e deixar agir na sombra por 15 min. Após esse tempo jogar um jato de alta pressão nos 02 lados da tela.

    OBS.: Sempre o processo de limpeza se dá nos 02 lados do nylon, pois mesmo que você passe emulsão em apenas um lado , lembre-se que o tecido é uma trama vazada, ou seja pressione a emulsão por um lado que ela vaza no outro lado assim como a tinta.
    A maioria dos fantasmas, são tintas que tingiram a trama do nylon, e o HB 54 é um excelente produto para retirar esses fantasmas, o produto é pastoso e toxico, utilize máscara tanto para passar na tela como para jogar o jato de alta pressão.
    Se nada disso resolver, o único recurso será trocar o nylon para não perder a tela.
    Espero ter ajudado!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Olá! qual a tinta para aplicar o silk em borracha de chinelo e quantos fios a tela devera ter? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Observe esse vídeo que mostra uma estamparia de chinelos.

      https://www.youtube.com/watch?v=q0NRgtLlY8s

      Excluir
    3. Bom dia Adilson, a tinta mais indicada para chinelos é a Tinta vinílica + catalizador, ( Procure suporte em casas serigráficas pois o uso de produtos errados pode fazer com que a tinta descasque) o nylon, pode ser entre 120 a 180 fios. Lembre-se que é necessário o solvente vinílico e a emulsão resistente a solvente. para gravar as telas.

      Existe também o processo sublimático , porém ele só é utilizado em chinelos resinados, ou seja preparados com resina para receber a tinta sublimática. e prensados com prensa plana.

      Excluir
    4. Link passo a passo segundo a GÊNESIS

      http://estampaweb.com/2012/04/como-estampar-chinelos-e-sandalias-havaianas/

      Excluir
  56. Olá amigo, gostaria de saber se pode ter em uma mesa de sevelaçao o vidro de 6milimetros? poderia ser menos de 6 milimetros tambem? é por que eu tenho um vidro mais fino. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode até ser mais fino que 6 milímetros, porém você deve colocar menos peso para que o vidro não quebre.

      Excluir
  57. Pessoal, gostaria de algumas dicas por gentileza.
    Trabalho com nylon branco de 120 fios para estampar em metal, porem quando estampo a marca do nylon fica no metal, sem contar que algumas letras não saem direito, e fica alguns serrilhados também.
    Me disseram que o nylon amarelo da um resultado melhor, com a Emulsão vinílica rosa,olhando para a tela a gravação está normal o problema é quando vou silkar no metal, me disseram também para usar um rodo amarelo de 70hs não sei mais o que fazer. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde, fato curioso o nylon ''marcar o metal.''
      as letras não saem é pq a tela está entupida, com véu, ou mal gravada, Antes de silkar no metal pegue jornal e silke com um pouco de tinta diluída para abrir a tela , só depois de toda a arte aparecer nos testes em jornal passe para o metal.
      Sobre o nylon amarelo, realmente é melhor que o branco, mas não é esse realmente o problema, pois já utilizei nylon branco 120 fios diversas vezes com tinta vinílica e ficou ótimo. Tente utilizar nylon 150 ou 180 fios monofilamento , pois assim pode ralear mais a tinta e fazer menas força no rodo. ( deve ser por isso que está marcando o metal),
      O serrilhado na arte pode ser provocado por tela muito tempo exposta na luz.
      Ao força-la para abrir a tela ocorre serrilhos.
      Rodo 70 shores ou chanfrado ajuda bastante.

      Excluir
  58. Amigo, muito obrigado pela resposta. Hoje entrei em contato com um fornecedor da Gênesis,segundo ele o serrilhado pode ser a emulsão muito fina na tela, ele me aconselhou passar uma vez secar ambos os lados da tela, e depois aplicar outra demão no lado da frente da tela, ainda não fiz mas vou experimentar. Segundo ele quanto mais demãos evita o serrilhado, ou talvez seja o fotolito também, mas vou seguir seu conselho também. Eu uso a Emulsão Rosa vinílica me disseram que existem outras com o melhor resultado mas ainda não testei. Minha lampada é de 500w Halogênica eu deixo um minuto e meio, vou tentar reduzir o tempo de exposição então, porque fui desgravar a tela nem com cloro saiu acabei perdendo a tela. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, o fornecedor está correto em dizer que pode ser emulsão fina, porém ele deveria ter mencionado que emulsão grossa d+ também causa o serrilho, ou calha irregular , causando camadas expessas em alguns locais da tela.
      A camada de emulsão por fora da tela define sua resistência e a camada de emulsão por dentro da tela é que dá a definição de qualidade, portanto vc pode fazer como ele ensinou ou pode passar direto 02 mãos por fora e 02 mãos por dentro da tela na hora de emulsionar, ''RETIRAR TODO O EXCESSO DA EMULSÃO DE AMBOS OS LADOS'. e colocar pra secar.
      Sobre a emulsão vinílica eu utilizo a violeta da Gênesis e nunca me deu dor de cabeça.
      Lembre-se que quando se muda a emulsão costuma mudar o tempo de gravação.
      Talvez esse tempo esteja alto para emulsão rosa, e baixo para outra emulsão.
      Faça testes.
      Eu gravei recentemente uma tela 120 fios com emulsão violeta, com lampada de 500w Halogênica por 3m e 30 seg. ( com mesa de 70x50 c/ distância de 70 cm da lâmpada prar a tela ) . Não ocorreu serrilhos.
      Verifique a distância da sua lâmpada para a tela. Talvez esteja aí o problema, ou emulsão com excesso de sensibilizante. Pois o tempo que você mencionou é muito pouco para queimar tanto uma tela considerando a potência da lâmpada.
      Observe todas as etapas desde a preparação emulsão até a revelação da tela e se garanta que o processo está em ordem.
      Tente não bater um jato tão forte na hora de revelar.
      Espero te ajudado :)

      Excluir
  59. Amigo, primeiramente obrigado pela resposta. Eu passei a Emulsão um vez por dentro, uma vez por fora, e sequei. Esperei uns 10 minutos para passar a segunda de mão, mas quando vou passar a Emulsão gruda e fica cheio de listras...não fica perfeita como da primeira vez, ficou com listras e grudando não fica homogênica onde será que estou errando? Outra pergunta: Comprei a Emulsão Unifilm-SP mas ainda não sei por quanto tempo eu deixo ela revelando e se posso secar ela com ventilador, ou secador procurei no site da Agabe mas não fala o tempo de exposição e como secar-la. Estou usando Nylon amarelo poliéster 120 fios, minha lampada está com 30 CM o Marceneiro fez a mesa assim. Sobre o serrilhado eu estava fazendo a arte no photoshop pois fiquei sabendo que o programa deixa serrilhado no fotolito realmente conferi deixa mesmo, passei para o Corel a arte está perfeita agora sem serrilhado vou tentar pra ver como fica agora. Mais uma vez muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a passar diretamente apenas 1 aplicação de emulsão sendo 2 passadas por dentro e 2 passadas por fora sempre retirando o excesso da 2ª passada. Mas caso queira seguir recomendação do fornecedor faça o seguinte.
      Passe a 1ª camada 01 vez por dentro e por fora e deixe secar.
      2ª camada de emulsão deve ser passada com a 1ª camada totalmente seca, se passar a 2ª camada com a 1ª ainda úmida vai acontecer isso que vc relatou.
      Sobre a emulsão Unifilm, pode secar tanto com o ventilador quanto com o secador. Para uma melhor secagem coloque os 02 ( ventilador e secador ) a uma distância de 30 cm da tela . Quanto ao tempo de exposição na luz faça um teste com 1 min. Caso fique fraca, vá aumentando o tempo de 30 em 30 seg.
      até encontrar o tempo ideal.
      A arte final deve ser feita no CorelDraw na hora de imprimir , ao invés de colocar a arte toda na cor preta. escolha na paleta de cores o perfil 100% CMYK ou seja assim a arte ficará mais escura ainda e facilitará a gravação.

      Excluir
  60. Amigo, a distancia da lampada com o vidro é de 30 CM com um minuto e meio revela muito bem, agora preciso descobrir o porque a segunda de mão de Emulsão está grudando, outra coisa estou usando a mesma emulsão, ou tem que aplicar uma e preparar outra? ou posso secar a tela e esperar 10 minutos e usar a mesma emulsão já preparada?na segunda aplicação apliquei dos dois lados será que foi isso?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc tiver problemas com a gravação por causa da distância da Lâmpada para o vidro que está muito próxima, troque a lâmpada de 500w para uma de 300w .
      Para compensar a distância.

      Excluir
    2. Na 2ª aplicação passe também 1 vez por dentro e por fora retirando o excesso.

      Excluir
  61. boa noite, posso fazer a tela com o tecido chamado voal, pois ñ achei o naylon. Ele serve?

    ResponderExcluir
  62. boa noite, posso fazer a tela com o tecido chamado voal, pois ñ achei o naylon. Ele serve?

    ResponderExcluir
  63. boa noite, posso fazer a tela com o tecido chamado voal, pois ñ achei o naylon. Ele serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não, pois mesmo que seja 100% Poliester, não possui lineatura correta para serigrafia.

      Excluir
  64. Ola amigo bom dia estou aqui mais uma vez para uma informação. Épor que fiz uma tela mais nao sei o problema dela coloquei para revelar deixei 7 min para revelar na mesa de 80cm de altura como vc disse, mais quando eu tirei para lavar ficou muito dificil de tirar as partes do desenho, mais quando saiu nao saiu perfeito ficou muitos cantos falhados e outros cantos nem saiu, e algumas letras ficaram tipo despedaçadas entao minha tela estragou. Gostaria de saber aonde foi que errei? se foi na medida de emulsao e sensibilizante? ou no tempo de revelaçao?

    ResponderExcluir
  65. Se vc fez emulsão 100 / 1 ( 100% de emulsão para 10% de sensibilizante ) não é a emulsão.
    Provavelmente o tempo. Experimente gravar com 5 min.

    ResponderExcluir
  66. Amigo, usei a Emulsão unifilm SP revelou certinho o desenho ficou muito bom! mas quando passo o solvente vinílico para remoção da tinta o desenho começa soltar. A Emulsão é essa a base de solvente: http://www.screencia.com.br/emulsao-unifilm-sp-p234 mas quando passo o solvente o desenho começa soltar. Já com as outras emulsão que testei não acontece isso, mas o desenho não fica tão bom igual a Unilfilm-SP. Dese já obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O solvente é o serigráfico próprio para a tinta?
      Se for, entre em contato com o fornecedor e relate o problema.
      Outra coisa existe um produto chamado emulfix que você passa na tela para catalizar a emulsão, ela fica mais resistente e não desmancha na hora de tirar a tinta.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta irmão. O solvente é vinílico, na Emulsão vem escrito que é para solvente vinílico, e mesmo assim está soltando. Vou tentar esse Emulfix, ou Diazo, mas nela vem escrito que não precisa de sensibilizante isso que está me deixando chateado. Obrigado!

      Excluir
  67. DEIXEI 5 MIN E AGORA MELHOROU PARA TIRAR, MAIS QUANDO ESTAVA LAVANDO A TELA A IMAGEM COMEÇOU A DESBOTAR TUDO E DESMANCHOU, A MAIORIA DAS PARTES DO DESENHO DESMANCHOU TODA , AI TIVE QUE PARAR DE LAVAR A TELA.

    AONDE ERREI NESTE PONTO AMIGO? SERA QUE PASSEI A CAMADA FINA DEMAIS? OU NAO DEIXEI SECAR TOTALMENTE? DEVO COLOCAR MAIS SENSIBILIZANTE A MAIS? ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente a emulsão curou pouco, deixe secar mais tempo antes de gravar.
      coloque pra secar no secador de cabelo a 30 cm da tela. ( Pode colocar um ventilador pra ajudar se quiser)

      Excluir
    2. ok obrigado meu amigo que Deus abençoe sua vida, sempre antecioso!

      Excluir
  68. ola amigo só mais uma informaçao, estou em duvida aqui por que deixei a tela secar para depois fazer a gravaçao, gostaria de saber se é normal ela ficar tipo grudando, tipo uma cola, ja deixei secar bastante e ela continua grudando, ai quando eu coloquei para revelar e depois fui larvar desmanchou tudo de novo saiu toda a emulsao da tela, o que sera? por favor ajude-me!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é normal, se estiver grudando é porque está úmida, Utilize fonte de calor para secá-la( mas que não ultrapasse 50º), verifique a preparação da emulsão se não está com excesso de sensibilizante e validade da emulsão e do sensibilizante, (Normalmente de cor amarela , quando começa a ficar vermelho é pq já é hora de trocar)
      Verifique também se o nylon está bem esticado, pois nylon frouxo acumula excesso na hora de emulsionar e isso faz com que não fique totalmente seco
      SE CONTINUAR DANDO PROBLEMAS TROQUE A EMULSÃO.
      Emulsão para silk à base d'água : SERIFOTO DIAZO
      Emulsão para silk solvente : GÊNESIS VIOLETA SOLVENTE
      Sensibilizante para ambas : Bicromato.


      Excluir
    2. VC TEM EMAIL AMIGO ?PARA QUE POSSA ME AJUDAR OU TELEFONE? AI EU POSSO TE MANDAR ALGUMAS IMAGEMS PARA VC VER COMO ESTAR O SENSIBILIZANTE E A EMULSÃO E TBMM DE COMO A TELA FICOU. POR QUE AQUI NA MINHA CIDADE OS QUE SABEM NAO ENSINAM. ABRAÇOSS DESDE JA AGRADEÇO PELA ATENÇÃO

      Excluir
    3. Olá amigo, devido ao pouquíssimo tempo que disponho, as vezes fico um pouco sumido aki do blog. Quanto à questão de responder pelo meu email pessoal ou telefone, primeiro gostaria de deixar claro que SÓ RESPONDO AS QUESTÕES AKI NO BLOG. Pois seria um desrespeito com o administrador (a) e os demais amigos que aki buscam algumas dicas e soluções do problema.
      Segundo, poste aki, todas as especificações dos produtos usados ( tipo de nylon, medida da mesa de gravação e de mistura da emulsão , quantas passadas na tela, tempo de secagem, etc. ) ou seja o seu passo a passo desde a arte final até a revelação. Pois através de fotos dificilmente conseguiremos detectar o problema e apontar alguma solução. Se puder grave um vídeo passo-a-passo e poste aki.

      Excluir
  69. Boa tarde amigo, será que posso colocar Diazo na Emulsão Unifilm-SP para que ela não solte no solvente? mandei um e-mail para o fabricante mas infelizmente eles nem deram importância, eu tenho diazo quem sabe pode resolver o problema muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A emulsão não necessita de diazo, falta catalizar a tela, utilize o Emulfix citado anteriormente. Lembre-se que a indicação dessa emulsão é para nylon acima de 77 fios.
      A emulsão na maiorias das vezes solta por causa que não curou direito na hora de secar , tanto na gravação quanto depois dela.
      Se quiser uma gravação mais forte é só aumentar o tempo de exposição na hora de gravar.
      Procure deixar a tela no sol ( se possível ) para secar depois de gravada.

      Excluir
    2. http://www.lojavirtual.silkscor.com.br/product.php?id_product=890

      Excluir
  70. http://www.doritintas.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=271:emulsao-unifilm-sp-hb&catid=24:complementos-serigraficos&Itemid=59

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Olá.... Venho Fazendo algumas impressões em tecido desde o fim de 2013, coisa simples, estampando minha própria logomarca em minha peças que são pintadas em Tie Dye.
    Estou me organizando para poder montar mais berços, mas, por enquanto estou usando apenas 2, isso tem atrapalhado um pouco pelo fato de não ser experiente na área.
    Gostaria que vocês me esclarecessem um pouco o uso da tinta branca.

    A pré cura entre cada demão, nas minhas pesquisas li que ao secar mt entre elas a tinta racha após algumas lavagens. mas qual o ponto certo de secagem entre cada demão? tenho feito uma rápida secagem com o secador quente isso está correto?

    Um problema que tenho enfrentado é em uma das telas que está com pontos bem pequenos entupidos, esses pontos que a tinta branca não está preenchendo podem soltar após as lavagens??

    Por ultimo com relação as tintas, aqui em Recife existe uma loja chamada Unida Comercial que vende uma tinta própria a Unitex, os mais experientes aqui conhecem? é boa? dá pra usar?

    Recentemente troquei a tinta preta Unitex pela Hidrocryll Mix da Gênesis e senti uma diferença grande na qualidade da impressão, por isso estou pretendendo trocar a branca também, poderia utilizar a branca super cobertura gênesis?

    Desde já agradeço pelo espaço.

    Daniel Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom vamos lá..
      A tinta branca é naturalmente mais forte do que as outras cores. pois é a base para outras cores e mesmo utilizada sozinha necessita de mais repiques para se ter uma melhor cobertura.
      A pré-cura vai depender muito do nylon e da visçosidade da tinta. Normalmente para camisetas se a cor branca for um chapado ou fundo para um desenho, recomenda-se um nylon mais aberto ( 44,55, ) Pois assim passa mais tinta e diminue os repiques . A tinta branca não deve ser muito rala, pois diminui sua cobertura deixando o silk com aspecto transparente.
      O ideal é ''ralear'' a tinta com um pouco de clear ( Para que a mesma não enfraqueça suas propriedades) ou até mesmo com água filtrada ou fervida.
      Caso a cor branca seja escrita utilize nylon 55,66. Evite utilizar nylon 77 ou acima, Pois o entupimento da tela será quase inevitável.
      Porém o ideal é que a cura seja apenas uma passada rápida com o secador,
      não deixando secar totalmente a tinta pois senão a segunda mão de branco não vai fixar totalmente em cima da primeira. ( Ou seja, secando demais a primeira mão, vc irá cozinhar a tinta e ela não fixará totalmente no tecido) Deixe a primeira mão um pouco colando, e o segundo e terceiro repique seque totalmente.
      Para os que utilizam mesa térmica, a temperatura recomendada para estampar chapado é de 40º para evitar o cozimento da tinta.
      Sobre os pontos entupidos, se vc se refere à tela, sim, com a pressão da água para desentupir pode ocorrer de a emulsão se soltar nesses lugares com o tempo e vc perder a tela.
      Sobre as tintas, cada um utiliza a seu gosto. Com a tecnologia de hoje os fabricantes estão cada vez mais aprimorando as tintas e quase não existe mais tintas defeituosas no mercado. Vai do gosto do serígrafo mesmo.
      Ou no seu caso de acordo com a eficiência da tinta para cada substrato.
      A branca super cobertura Gênesis é uma boa tinta, até hoje não vi rejeições por parte de nenhum serígrafo que a tenha utilizado.
      Abraços e até breve.

      Excluir
  74. Pessoal tenho uma duvida, a marca de registro do fotolito fica gravada na matriz como contorno esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve retocar a tela, ou seja tapar os registros para que não vaze tinta por eles, pegue um pedaço de papel ( cartão telefônico, de banco ou mesmo cartão de visita ou régua) e um pouco de emulsão e passe no registro por dentro ou por fora retirando o excesso ,para tapar. Deixe secar e pronto!

      Excluir
  75. Boa noite, gostaria da ajuda de vocês. trabalho com tecido viscolycra e sempre que estampamos a tinta desbota principalmente a preta já na primeira lavagem. Já trocamos para tinta hidrocryl mas o problema continua, deixamos descançar de 48 a 72 horas. Existe algo que podemos fazer para fixar melhor a tinta? Algum produto? A média são 300 camisetas por semana então não podemos deixar muito tempo secando. Desde já agradeço!!! abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, você utiliza a tinta pronta de fábrica ou faz a tinta com pasta e pigmento?
      Você coloca algum tipo de aditivo na tinta?
      Qual a secagem da camiseta? Seca no tempo ou no soprador térmico?
      Utiliza mesa térmica ou berço de madeira?

      Excluir
  76. Boa tarde!
    Gostaria de saber se posso misturar tintas da mesma marca para compor novos tons. Outra coisa é o uso de pigmentos. Eu consegui uns potes de pigmentos mas não sei como usa-los e nem em que produto/tinta devo misturar. Eu uso tintas base d'água e tecido 100% algodão 30.1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! pode sim, desde que seja tintas do mesmo segmento ou seja, ( à base
      d´água + base d'água ou plastisol + plastisol) seja ela mix ou clear, Hidrocryl ou sericryl, quanto ao pigmento. existe a pasta clear ( para tecidos claros) e a pasta Mix ( para tecidos escuros). Adicione inicialmente 5% de pigmento para 1 kg de pasta clear e misture bem. Adicione 10% de pigmento pra 1 kg de pasta Mix e misture. Como vc trabalha com tecido 100% algodão 30.1 recomento a pasta mix, ou clear '' TOQUE ZERO''. Excelente para algodão e com o toque macio.
      Abraços!

      Excluir
    2. Talvez eu não tenha sido claro, mas você pode misturar mix com clear, hidrocryl com sericryl, branco com mix, ou clear, vermelho com mix ou clear, enfim..
      as tintas à base d'água misturam entre sí. só não pode misturar tinta vinílica com plastisol ou tinta à base d'água com plastisol ou vinílica, ok?!

      Excluir
  77. Gente, alguma dica para silkar camisetas com elastano?
    Comprei a pasta e o pigmento para o tecido mas ao mesmo tempo não sei se o tecido deve ficar um pouco mais esticado ou normal no berço.
    Outra coisa...passar o soprador após silkar é super importante?
    Até o momento não tinha feito, silkando e tirando a peça do berço mas na verdade não sei se isso pode prejudicar a qualidade da estampa.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, camisetas com elastano sempre será complicado silkar, principalmente fechada, o ideal seria silkar as peças abertas, se colocar a camiseta esticada no berço e o berço for maior que a camiseta, na hora de retirar do berço a estampa vai entortar toda. Utilize um berço menor que a camiseta. Se isso não for possível. Procure não esticar tanto e alinhar a barra da camiseta e a mesma no berço o máximo possível. Quando for descolar a camiseta do berço,coloque a as 2 mãos por dentro da gola da camiseta ( o mais próximo da das extremidades da estampa ) ao mesmo tempo e descole aos poucos até a metade da estampa, depois pela barrra com as 02 mãos descole o resto da estampa. Isso diminuirá o risco dela sair torta. Se a camisa estiver aberta não deixe esticar no berço.
      Quanto ao secador sempre é necessário a pré-cura se utilizar 02 ou mais mãos de tinta,
      mas se for um silk de 01 cor ( tipo preto no branco) vc pode tirar e deixar secar no tempo tbm, O soprador nesse caso adiantaria o serviço, já podendo dobrar e embalar a camiseta.
      Abraços!

      Excluir
  78. gostaria de saber o que fazer para limpar a tinta que secou nas letras da minha tela,pois quando vou estampar as letras saem todas falhadas,o que fazer para limpar sem estragar a tela?

    ResponderExcluir
  79. por favor me responda se alguem pode me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o nylon é um tipo de tecido e por isso a tinta fixar nele como em uma camiseta. O ideal é lavar a tela assim que perceber que ela ficou entupida, muitas das vezes apenas um jato de água resolve porém se já se passou mais de 30 min e a tela secou o trabalho de desentupir será árduo ou até mesmo sem sucesso. Primeiro deixe a tela bem molhada e experimente esfregar uma bucha por dentro e por fora com sabão, no lugar que entupiu, se não resolver, bata um jato de pressão no lugar, tbm por dentro e por fora. Por último, pegue um pano ou estopa e molhe com um pouco de solvente vinílico ( pouco mesmo, pois o solvente pode estourar a emulsão) e esfregue por dentro e por fora no lugar, depois lave com água e sabão.
      Se nada disso fez a tela desentupir, o jeito é gravar uma nova tela.

      Excluir
  80. Olá senhores, consigo fazer a tela sem problemas mas quando passo pra camiseta a imagem fica duplicada(fantasma) na segunda demão, as vezes noto que tinta passa pra parte da frente e espalhando e borrando a camiseta. Qual seria o problema mais óbvio? A impressão que tenho é que a tela(55) não segura a tinta e deixa passar um pouco.
    Agradeço desde ja a atenção.

    ResponderExcluir
  81. Bom dia, a tela deve estar fixa e não se mover na hora de estampar, tanto na primeira quanto na segunda passada de tinta, pois caso contrário a tinta irá migrar e duplicará a estampa.
    Quanto a tinta borrar , é porque está muito rala. Utilize a tinta com mais visçosidade.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário...